O secretário municipal de Educação de Tocantinia, professor André Goveia, integra a nova diretoria da União dos Dirigentes Municipais de Educação no Tocantins (Undime/TO), tendo assumido o cargo de Secretário de Articulação da entidade.
A posse de André Goveia no cargo, aconteceu durante a realização do XI Fórum Estadual de Educação, promovido pela Undime/TO, nos dias 14 e 15 de abril. O Fórum teve como tema: “Regime de Colaboração: responsabilidades dos entes federados frente ao desenvolvimento da educação municipal”. O evento aconteceu em Palmas e contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias e gestores que puderam discutir e apresentar práticas educacionais.
Na quarta-feira (15), foi realizada a eleição para escolha dos membros da Diretoria Executiva da Seccional. Na oportunidade, o Dirigente Municipal de Educação de Palmeirópolis, Bartolomeu Moura Júnior, foi reconduzido ao cargo de presidente da Undime Tocantins. Wesley Lopes, Dirigente Municipal de Educação de Santa Rita e vice-presidente da Seccional, também foi reeleito. O mandato vale para o biênio 2019-2021.
O evento contou com momentos culturais, palestras e atendimento institucional nos dois dias, para que as Secretarias de Educação pudessem esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), obras no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR), Planos de Cargos e Remuneração e Plano Municipal de Educação, Programa Mais Alfabetização, além da plataforma Conviva Educação.
Em mesa redonda, o Fórum pautou o regime de colaboração e o fortalecimento da gestão educacional, visando aprofundar o debate e colaborar para uma educação pública de qualidade.
Selo Quem Educa, Faz
Também, durante o evento, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar apresentou aos representantes dos municípios o Selo Quem Educa, Faz. A iniciativa do Governo do Tocantins visa reconhecer a contribuição de educadores e unidades escolares para qualidade da Educação nas redes estadual e municipais.
“Em ambas as redes temos educadores comprometidos que fazem a diferença na vida dos alunos. O selo é um reconhecimento ao trabalho que estes profissionais vêm realizando, que garantem bons resultados e indicadores de qualidade para o território do Tocantins. O Selo está aberto à participação de todos os educadores e de todas as escolas públicas do Tocantins”, explanou.
A técnica de educação do município de Palmeirante, Iranete Sousa Santos, se surpreendeu com a inclusão dos educadores dos municípios no Selo. “Fiquei extremamente feliz em saber que também poderemos participar. Acho que essa é uma excelente forma de valorização para quem está na escola buscando dar o melhor para a educação. Eu já divulguei imediatamente a notícia aqui nos grupos de Whatsapp dos professores e vamos participar, com toda certeza”, comemorou.