logo

Gerente Estadual do PREVFOGO comenta vídeo de caminhonete supostamente sendo carregada de sal

O Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – PREVFOGO, comentou sobre a denúncia feita nesta segunda-feira (18/11), em relação a utilização irregular de uma caminhonete do IBAMA.

A denúncia no vídeo sugeria que o carro estava sendo utilizado para carregar sal mineral para retiro na Ilha do Bananal. Para a reportagem do Portal do Amaral Vantuires Oliveira Javaé, Gerente Estadual do PREVFOGO, responsável pela região sul do Tocantins e funcionário do IBAMA, afirmou que a substância vista na imagem é sal comum, que será usado na construção de mudas de vegetais a serem utilizadas para reflorestamento em áreas degradadas pelos incêndios ou desmatamentos criminosos em geral.

Vantuires ainda acrescentou que o PREVFOGO tem três bases do PREVFOGO na Ilha do Bananal, sendo uma na região sul da Ilha, uma na parte leste (Javaé) da Ilha e uma na parte oeste (karajá) da Ilha do Bananal. “Estamos construindo os viveiros de mudas vegetais nas respectivas bases, onde utilizamos além do sal a tela, arame, pregos, arestes, motoserras e outros materiais que compramos em lojas agropecuárias” destacou

Segundo Vantuires, tais divulgações, nada mais é do que uma forma de lhe tentar prejudicar moralmente, devido a uma denúncia feita pelo CONJABA, impedindo a realização do Ralyy na Ilha do Bananal neste ano de 2019, que estava previsto para acontecer no último dia 14/11.

Vantuires finalizou reafirmando o seu leal compromisso em trabalhar em prol da fauna e flora, protegendo os ecossistemas lá existentes, bem como protegendo acima de tudo o bem-estar social, cultural, ambiental de todo o Povo Indígena da Ilha do Bananal.

Vaja o vídeo:

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.