logo

Conecte conosco

Genésio Tocantins realizou palestra show inaugurando o semestre para os novos acadêmicos da UnirG

Genésio Tocantins foi o palestrante convidado pela Universidade de Gurupi para a aula inaugural do semestre. O evento aconteceu nesta terça-feira (19) às 19h30 no Palacius Real, e teve como objetivo dar as boas-vindas aos novos acadêmicos da UnirG.

Segundo a reitora da Unirg, Sara Falcão, o objetivo foi fazer uma recepção diferente, que marque o início da jornada acadêmica dos alunos. “Não basta ter o domínio da técnica, é preciso que a sensibilidade destes futuros profissionais seja uma constante. Eles precisam entender o ambiente em que vivem, e, principalmente a sociedade como um todo”, diz a reitora. “Um artista popular do tamanho de Genésio Tocantins merece nossa atenção e os seus ensinamentos são de enorme valia para a formação cidadã”, completa o vice-reitor, Ricardo Almeida.

“A cultura é a civilização em sua evolução. E não é sobre a cultura vindo para dentro da Universidade o que vim falar aqui, e sim a universidade fazendo o movimento em direção ao que é cultural”, disse Genésio.

Esta é a primeira vez que o cantador, sertanejo e artista Genésio Tocantins realiza uma palestra show para a universidade, e ele se diz muito feliz pela oportunidade. “Muitas instituições no mundo, e não só as universidades, já estão priorizando o artístico, em paralelo com o técnico na formação de seus profissionais. Muitas empresas hoje em dia, na seleção de seus colaboradores, querem saber o que a pessoa faz em seu horário fora do trabalho, se ele tem alguma aptidão artística, como ele se relaciona com a sociedade. Isto é um novo capital de formação dos jovens que vão entrar no mercado de trabalho. E eu espero colaborar com a UnirG nisso, dialogando com as pessoas e trazendo as minhas experiências”, diz Genésio.

Genésio Tocantins começou sua trajetória como cantador e compositor ao final dos anos 70. E de lá para cá vem levando sua arte a todos os cantos do Brasil, participando de festivais e sendo premiado em mais de uma centena de eventos do gênero. “Na UnirG, nesse evento, vou apresentar algumas reflexões importantes sobre a arte e os recentes movimentos culturais do Brasil. Pretendo ajuda-los nesse processo de interiorização do conhecimento, porque a esse conhecimento que eles colocam dentro de si, é o que mais importa. O resto, é silêncio”, completa o artista, agora palestrante.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA