Evento ocorreu na Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), onde os 26 estudantes ficaram por três dias
Uma noite destinada ao reconhecimento daqueles que se esforçaram por três dias para entregar o melhor projeto de gamificação. A premiação da 1ª Game Jam de Educação Fiscal do Estado do Tocantins ocorreu no auditório da Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco (Egefaz).
Os três primeiros colocados foram selecionados para participar do evento Brasil Game Show (BGS 2022), em São Paulo (SP), no mês de outubro, com todas as despesas pagas. Estudantes que participaram do 1ª Game Jam de Educação Fiscal do Estado do Tocantins tiveram a oportunidade de dar um start na vida profissional.
O projeto é desenvolvido pelo Governo do Tocantins, executado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEEF).
“Um momento ímpar na vida dos estudantes. A escola pública deve ofertar o que há de melhor. Essa foi uma das oportunidades que os jovens tiveram de imergir na tecnologia para terem um futuro de sucesso”, explicou o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz.
Os jurados escolheram os melhores projetos que atendiam a proposta de desenvolvimento de jogos digitais para a plataforma Android, relacionados às temáticas de educação fiscal, com o objetivo de serem publicados na loja virtual do Google Play. Os vencedores foram revelados do último ao primeiro lugar e a cada resultado era possível ver a aflição no rosto dos competidores.
Equipes
Ao todo foram 26 estudantes, divididos em 13 equipes formadas por alunos do Ensino Médio. Em 3º lugar ficou a dupla da Diretoria Regional (DRE) de Miracema do Tocantins, representada por Ryann de Almeida Alves e Fernando Azevedo Maciel, ambos do Centro de Ensino Médio (CEM) Rui Brasil Cavalcante, da cidade de Miranorte.
A 2ª colocação veio para os estudantes da DRE de Guaraí, Rafael Teixeira da Costa Neto, do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, em Colmeia, e Joyce Lima Fernandes, da Escola Estadual Major Juvenal Pereira de Souza, em Tabocão. Rafael, de 17 anos, não segurou a emoção e com os olhos cheios de lágrimas explicou que desenvolveu o projeto Junior Fiscal da Educação, que tem o objetivo de orientar jovens sobre a importância de pedir a Nota Fiscal ao realizar uma compra.
“Vai ser muito emocionante chegar em Colmeia com esse prêmio. Nós batalhamos muito, viramos a noite e graças a Deus conseguimos o 2º lugar. Minha mãe, meus amigos e a escola, todos estão me esperando ansiosos”, relatou.
O 1º lugar ficou com a dupla Vitorina Divina Teixeira e Antônio Barbosa da Silva, ambos do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, em Paranã, da DRE de Arraias. Com o jogo Tax Manager (Gestor de Impostos) eles pretendem ajudar os jovens a entenderem, de maneira interativa, a Educação Fiscal.
“É uma emoção que eu não consigo nem expressar. Não esperava esse resultado, para mim foi uma surpresa enorme. Entregamos o que tínhamos de melhor. Foi difícil ao ponto de tentarmos desistir, mas nos incentivaram a persistir e no final deu tudo certo. É uma honra muito grande levar esse orgulho para a minha cidade”, disse Vitorina.
Premiação
Os alunos premiados receberam kits tecnológicos contendo smartphones, smartwatch, mala de viagem, fone de ouvido wi-fi, pen drive, mouse sem fio, carregador portátil de celular, impressora fotográfica portátil, caixa de música, mochila, medalha e certificado de participação.