Alguns criminosos agem em plena luz do dia. Polícia Militar informou que só esse ano 12 pessoas foram presas em flagrante suspeitas de praticar o crime na região sul do estado.
Furtos e roubos de gado estão assustando produtores rurais na região sul do Tocantins. Alguns criminosos agem em plena luz do dia. No caso mais recente, ocorrido na semana passada, homens invadiram fazenda em Dueré e fugiram deixando um prejuízo de cerca de R$ 100 mil. No ano passado, 27 fazendas no sul do estado foram invadidas.
Primeiro, um homem chegou à fazenda em Dueré em uma motocicleta, reuniu o gado e levou para o curral. Em seguida, chegaram dois caminhões. Os criminosos carregaram veículos com o rebanho e fugiram.
O vaqueiro Bispo Dias de Carvalho era o único no local no dia do crime. “Não percebi nada. A gente tem medo, só a gente aqui. Só Deus e a gente”.
As 40 cabeças que foram roubadas carregam a marca FL, psta que pode ajudar a polícia a localizar os animais. O gerente da fazenda Márcio Paz Alves conta que além dele, vizinhos também foram vítimas do mesmo crime. “Tem vizinhos aqui que o gado deles foi abatido. O cara chega, mata e leva”.
Esse ano, 12 pessoas foram presas em flagrante suspeitas de roubar gado do sul do estado, segundo a Polícia Militar.
“Foi lançada no estado do Tocantins uma operação que se chama Passo do Seguro e essa operação visa combater furto e a receptação de semoventes, seja de gado, galinha, de porco”, explica o comandante do 4º BPM, tenente coronel Jaime Porfírio.
Num roubo praticado em Sucupira nesse mês, um bezerro foi escondido na cabine de uma caminhonete. Duas pessoas foram presas em flagrante. A caminhonete estava sendo dirigida por um homem de 48 anos e na carroceria tinha um bezerro amarrado. A Polícia Militar também abordou um jovem de 26 anos que estava em uma motocicleta acompanhando o outro veículo.
Os dois suspeitos confessaram que tinham furtado o animal e que no curral de uma fazenda próxima havia mais bezerros furtados da vítima. A PM encontrou os demais animais furtados e levou os dois homens para a delegacia de Alvorada.
Já em Alvorada, no mês passado, quando os ladrões terminaram de encurralar a boiada para embarcar em três caminhões foram surpreendidos pela PM, que conseguiu impedir o roubo de 52 cabeças.