A Semana Pedagógica faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e conta com diversos palestrantes e uma vasta programação. O evento, que está sendo realizado na sede da Unitins na capital, teve início nesta segunda-feira, 22 e prossegue até quarta-feira, 24.
Representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também participam do evento com palestras, como o que aborda o tema “Gestão de negócios com o uso de jogos de tabuleiros”. Já a facilitadora, Maria Joaquina da Uni Católica explica sobre o aplicativo que permite o professor interagir com os alunos a partir do smartphone, tablete ou computador. Já professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Eduardo Cezari, explana o tema “A Moderna Educação: Metodologia, tendências e Foco no Aluno. O presidente da Federação das Indústrias (Fieto), Roberto Pires, também participa com a temática: “Tendências que estão moldando o futuro do trabalho-tendências das profissões”.
A doutora em filosofia, psicanalista, poetisa e psicóloga professora, Viviane Mosé abriu a Semana Pedagógica da Unitins, abordando o tema: “O professor e os desafios da sociedade em rede”. Viviane Mosé é colaboradora fixa do programa global Encontro com Fátima Bernardes, escreveu e apresentou por mais de um ano o quadro “Ser ou não ser” no programa Fantástico, e possui mais de quinze livros publicados, entre eles “Nietzsche e a grande política da linguagem (2005)”, e O homem que sabe (2011)” e “Política: nós também sabemos fazer (2018)”.
Para a Diretora Cientifica e de Inovação, Munique Oliveira “a Fapt tem buscado contribuir com a formação e a capacitação de pessoal técnico especializado em ações e atividades de pesquisa, ciência e tecnologia”, afirma. Além apoiar eventos científicos, as ações da Fapt incentivam ainda a inovação e o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado do Tocantins.
O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia?
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é Uma ação coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e conta com a colaboração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.
Publicidade