O Grêmio Recreativo Escola de Samba Gaviões da Fiel, apresentou no carnaval paulista de 2023, seu samba enredo que trouxe como título: “Em nome do Pai dos Filhos dos Espíritos e dos Santos”.
Nesta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, a Frente Parlamentar Evangélica (FPE) do Congresso Nacional, liderada pelo deputado federal Eli Borges (PL-TO), emitiu uma nota de repúdio sobre o samba enredo apresentado pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Gaviões da Fiel no carnaval paulista de 2023, que trouxe como título: “Em nome do Pai dos Filhos dos Espíritos e dos Santos”.
Segundo a nota, a doutrina da Trindade é algo ou proposição de costume, que faz parte da identidade do ser cristão. Foi amplamente discutida no cerne da Igreja Cristã e defendida como dogma após alguns Concílios, dentre eles o Concílio de Constantinopla II, em 553 d.C. A doutrina da Trindade é reafirmada pelas Igrejas reformadas a partir do século XVI e pelos movimentos Evangélicos Pentecostais do final do século XIX e século XX.
A Frente Parlamentar Evangélica (FPE) do Congresso Nacional repudia veementemente qualquer uso, manipulação, deste e de outros dogmas que são base e estrutura da fé cristã para satisfazer desejos e interesses pessoais ou de grupos. E buscará pelos meios legais suporte para defender algo que é tão caro e fundamental para a fé e identidade do povo cristão, conforme está tipificado no artigo 208 do Código Penal.
A nota ainda destaca que é importante ressaltar que o repúdio não é sobre a escola de samba em si, mas sobre a deturpação de um dogma da fé cristã que é inegociável para os evangélicos. A Frente Parlamentar Evangélica (FPE) reafirma que respeita a liberdade de expressão e manifestação cultural, mas espera que essa liberdade não seja utilizada para desrespeitar valores e crenças que são tão importantes para a fé de muitos brasileiros.