Renato Luiz tem problemas mentais e vivia em Gurupi há três anos. Ele é de uma família de nove irmãos que vivem em Rondônia.
Uma foto divulgada na internet levou a família a reencontrar um morador de rua que estava desaparecido há 20 anos. Renato Luiz Costa, 45 anos, sofre de problemas mentais e estava vivendo em Gurupi, sul do Tocantins, desde 2012. Os parentes dele vivem em Rondônia. O reencontro aconteceu na última quarta-feira (4).
Após ver a foto de Renato na internet e saber da localização dele, a irmã Rosana Costa viajou 72 horas de Ministro Andreazza, Rondônia, até Gurupi para reencontrá-lo. “Foi bom, mas foi triste. Queríamos saber dele há muito tempo, mas saber que ele estava na rua foi difícil”, contou a irmã Rosana Costa.
Renato é de uma família de nove irmãos. Após o reencontro, a irmã descobriu que ele foi casado e tem quatro filhos que moram em Minas Gerais. Ele apresenta problemas de memória e não se lembra o motivo de ter saído de casa.
Agora, Renato está recebendo tratamento médico em Gurupi e se prepara para voltar para casa e reencontrar a família.
“Vai voltar para casa. Ele vai para perto da gente para se recuperar. Todo mundo vai vê-lo de novo”, comemorou Rosana.
Antes de reencontrar com a família, Renato já havia sido resgatado das ruas em março deste ano. Ele vivia as margens da BR-153 e no centro da cidade. O trabalho de resgate foi feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em parceria com o Hospital Regional de Gurupi e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I).
Ele recebeu atendimento, mas permaneceu no CAPS por poucos dias. “Antes desta intervenção, a gente o cativou bastante levando comida todos os dias e conversando. Após a intervenção levamos para o CAPS. Ele aceitou ficar lá por cerca de sete dias. Depois, ele falou que não daria para ficar ali. Então, ele voltou para as margens da BR-153”, contou a farmacêutica Nattália Evelyn.
Meses depois, a irmã de Renato contou que viu na internet a foto dele, em uma notícia sobre resgate de moradores de rua. Rosa reconheceu o irmão que havia saído de casa há 20 anos para trabalhar. Ela, então, embarcou para o Tocantins.
Ao chegar à cidade, ela viu o irmão morando na rua. Renato foi novamente resgatado pelo Samu e levado ao Hospital Regional de Gurupi, onde segue recebendo tratamento.
Os irmãos devem voltar para Rondônia nos próximos dias. A prefeitura e o Estado estão fazendo parceria para providenciar a viagem, que deve ser feita em uma ambulância.
“Nós teremos condições de levar até Goiânia e estamos fazendo parceria para juntar um quantitativo para pagar diárias porque ele vai precisar ser acompanhado por um técnico de enfermagem”, disse a assistente social, Gláucia Carneiro.
____
Parceiros: