Fórum das Águas debate infraestrutura e saneamento

logo

Conecte conosco

Fórum das Águas debate infraestrutura e saneamento

Com o tema Os Desafios da Governança das Águas, o segundo dia do 13º Fórum das Águas foi aberto com um diálogo a respeito da agenda da infraestrutura e saneamento. O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Eder Fernandes, participou do evento junto a outros representantes ligados ao setor.

Durante o diálogo, Eder Fernandes enfatizou os programas e ações que o Governo do Tocantins tem desenvolvido, em quase dois anos de gestão, para a universalização do saneamento básico nos municípios dos quais possui a concessão para o fornecimento de água e o abastecimento às comunidades rurais.

Mesmo diante dos entraves financeiros em todos os âmbitos da administração pública, o presidente da autarquia explica que o governador Marcelo Miranda tem buscado reiteradamente recursos para manutenção e ampliação dos programas da ATS junto ao governo feaderal, através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). E, também, foto-3viabilizado a liberação de recursos junto aos parlamentares tocantinenses em Brasília.

“Nós tínhamos duas importantes missões. Uma era garantir água tratada às famílias dos 80 municípios da qual a ATS detém a concessão. A outra é garantir a demanda da água, a produção. Nós sabemos que o impacto causado pelo não-saneamento é muito grande. E nós conseguimos cumprir essa primeira missão. Nesses dois anos foram quase 70 km de expansão da rede de distribuição de água, são mais de três mil famílias atendidas”, pontuou Eder Fernandes.

Para o presidente, a outra missão é garantir que a água chegue às pessoas. Já que com a expansão da rede de distribuição houve um déficit de produção. “Para trabalhar isso, vamos desenvolver outra área, que é a responsabilidade social. A partir de 2017, já que este ano com o processo eleitoral decidimos iniciar no próximo ano, que é o programa de educação ambiental, o Educa Sanear. Uma parceria da ATS com a Funasa. Os recursos já estão alocados, cerca de R$ 1 milhão em investimentos”, completou o presidente.

Debatedores

Mediado pelo jornalista Sidney Neto e com participação de Ramis Tetu, agronômo, consultor técnico e palestrante, o debate contou ainda com os seguintes nomes: Diogo Pedreira, professor da faculdade Itpac/Porto Nacional; Francisco Amaral, gerente de governo da Caixa Econômica Federal; Itamar Xavier, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas; Lucas Santos, superintendente do Ibama Tocantins e Rodrigo Lacerda, gerente da Obebrecht  Ambiental.

O evento, que é uma realização do Grupo Jaime Câmara (GJC), com o patrocínio da Odebrecht Ambiental/Saneatins e apoio do Colégio São Francisco e Desenvolverde, teve início nessa quarta-feira, 14, e será finalizado nesta quinta-feira, 15.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA