O Município e o Estado utilizam plataformas diferentes na contagem dos dados, o que gera divergência.
A Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem esclarecer como funciona o lançamento de dados que gera o boletim epidemiológico, devido está circulando em redes sociais imagens do Boletim Epidemiológico Estadual que apresenta diferença nos casos positivos do dia.
A Secretaria de Saúde informa que o boletim estadual ocorre de acordo com o que o município lança no sistema do ESUS/VE, canal criado pelo Ministério da Saúde para contabilizar e informar os casos positivos para covid-19.
Os resultados são liberados pelo sistema GAL – Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial, e depois é digitado no ESUS/VE, para que assim o Estado tenha acesso às informações de contaminação do município.
Desta forma, os resultados não são todos do mesmo dia, os 81 casos (oitenta e um casos) registrados no dia 21/03, não quer dizer que seja os casos positivos daquele dia. A Secretaria de Saúde afirma que há divergências nas informações do boletim estadual para o boletim municipal, informando ainda que durante a semana passada (15/03 a 19/03), foram realizadas 452 coletas (quatrocentas e cinquenta e duas coletas), destas 175 foram resultados positivos.
Os resultados só aparecem no boletim do estado depois de digitados no ESUS/VE, como informado anteriormente, desta forma, foram lançados durante a semana 81 casos, que apareceram no boletim estadual apenas no dia (21/03). Pedimos encarecidamente a colaboração da população que se sensibilize sobre as medidas de prevenção.
Prevenir é a melhor forma de evitar a proliferação do vírus. Se a população não contribuir continuará com as superlotações nos hospitais e pessoas perdendo suas vidas. Para demais esclarecimentos entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (63) 3357-2443.