Formoso do Araguaia avança no reflorestamento e distribuirá mais 2.500 mudas pelo projeto “Adote uma Árvore”

logo

Conecte conosco

Formoso do Araguaia avança no reflorestamento e distribuirá mais 2.500 mudas pelo projeto “Adote uma Árvore”

Ação ambiental acontece na próxima sexta-feira (19) e amplia impacto regional com distribuição gratuita, plantio em áreas públicas e envio de mudas a municípios vizinhos.

Dando sequência ao projeto “Adote uma Árvore”, o município de Formoso do Araguaia será contemplado, na próxima sexta-feira, dia 19, com a chegada de mais 2.500 mudas de árvores nativas e frutíferas. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental, o reflorestamento urbano e a promoção de uma consciência ecológica coletiva.

Distribuição gratuita e planejamento estratégico de plantio

As mudas serão entregues gratuitamente à população e também destinadas a um planejamento estratégico de plantio em canteiros públicos, nas margens do Lago Municipal e em outros espaços urbanos. Além disso, parte das mudas será encaminhada a municípios vizinhos e comunidades que manifestarem interesse, ampliando o alcance regional da ação ambiental.

Parceria institucional viabiliza a iniciativa

A aquisição das mudas foi possível graças à parceria entre a Prefeitura de Formoso do Araguaia e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Sertão Ecológico (IDSSE), presidido pelo engenheiro Rubens Mazzaro. A ação conta ainda com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, por meio de articulação do deputado federal Eli Borges (PL/TO), fortalecendo a união entre poder público, instituições técnicas e representação política em prol do meio ambiente.

Reflorestamento regional e plantio consciente

As ações integram uma frente contínua de incentivo ao reflorestamento regional e ao plantio consciente, destacando o papel fundamental das instituições públicas e privadas na preservação dos recursos naturais, na recuperação de áreas degradadas e na melhoria da qualidade de vida da população.

Primeira etapa foi marcada por grande adesão popular

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Assuntos Indígenas, Domingos Bezerra, a distribuição realizada no último dia 04 de dezembro, na orla do Lago de Formoso, foi um sucesso absoluto. “A população compareceu em peso em busca de mudas frutíferas e nativas. Foi um trabalho bem coordenado e acreditamos que essa segunda etapa será ainda mais positiva”, destacou o secretário.

 Engajamento político e comunitário fortalece o projeto

A ação do dia 04 contou com a presença e o apoio direto de vereadores e lideranças comunitárias, que também levaram mudas para suas comunidades. Entre os destaques estiveram. Micael Javaé, vereador e cacique da Aldeia Boa Esperança, na Ilha do Bananal; vereadora Isabel Rocha e vereador Alessandro Azevedo.

Participação regional e indígena amplia os resultados

Representantes de cidades vizinhas e de comunidades indígenas também marcaram presença, levando grande quantidade de mudas e já dando retorno do plantio imediato. Participaram da ação: Jonas Macedo, ex-prefeito de Palmeirópolis; Geraldo, secretário de Meio Ambiente de Cariri do Tocantins; Robson Martins, representando Sandolândia e com plantio no lago da cidade; Cacique Ixati Javaé, da Aldeia Imonti II, presidente do ICAPIB; Micael Javaé, também à frente de projetos de agrofloresta na Ilha do Bananal e Domingos Bezerra – Secretário de Meio Ambiente e Assuntos Indígenas de Formoso do Araguaia e coordenador do plantio na beira do Lago de Formoso.

Expectativa positiva para a nova distribuição

Com coordenação direta do secretário Domingos Bezerra e do engenheiro Rubens Mazzaro, a expectativa é de que o evento da próxima sexta-feira, dia 19 de dezembro, novamente na orla do Lago de Formoso, terá grande êxito tanto quanto a da primeira etapa, consolidando Formoso do Araguaia como referência regional em ações de sustentabilidade e cuidado ambiental.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.