Formosense é selecionando em chamada pública para desenvolver pesquisa pela FAPT

logo

Conecte conosco

Formosense é selecionando em chamada pública para desenvolver pesquisa pela FAPT

Governador Mauro Carlesse, Professor Raimundo Wagner e Gilberto Ferreira Santos – Chefe de Gabinete da FAPT

Mesmo em meio a tantas crises políticas que vem sendo repercutido negativamente na mídia sobre a cidade de Formoso do Araguaia região sul do estado do Tocantins nos últimos anos, nesta segunda-feira 19, mais um formosense nato conseguiu se destacar pela sua dedicação, comprometimento e competência.

Através da chamada pública 01/2017, desenvolvido pela FAPT, em parceria com o CNPq, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (SES) o formosense, professor e Pesquisador da UFT Raimundo Wagner de Souza Aguiar foi um entre os seis pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), avaliados, selecionados e designados para dar início à suas pesquisas.

Raimundo Wagner e seus colegas pesquisadores foram beneficiados com os respectivos projetos: Desenvolvimento de uma ferramenta de análise geoespacial a partir dos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-TO) sobre os casos de hanseníase no Tocantins através de métodos e ferramentas de inteligência artificial; Programa de residência médica em saúde da família e comunidade promove melhoria na atenção básica da saúde; Análises da susceptibilidade a antibióticos de bactérias multirresistentes (BMR) isoladas de Unidade Terapia Instensiva/UTI de Hospital Regional do Estado do Tocantins; Desenvolvimento de formulações de inseticidas biorracionais para controle de mosquistos vetores do zika vírus; Leishmaniose Visceral como problema de saúde pública no serviço de hemoterapia na região norte do Estado do Tocantins; e Distúrbios neurológicos tardios induzidos por deficiência de tiamina – investigação experimental.

Durante a solenidade de entrega dos cartões BB pesquisa, no valor de R$ 272.463,10 pelo governador Mauro Carlesse nesta segunda-feira dia 19, ele afirmou que “É por meio da pesquisa que vamos desenvolver o Tocantins e o Brasil”. Esses recursos são destinados ao incentivo à pesquisa no âmbito da ciência, tecnologia e inovação na saúde, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT), e fazem parte do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).

Os pesquisadores foram avaliados e selecionados pela chamada pública 01/2017. O programa é desenvolvido pela FAPT, em parceria com o CNPq, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o objetivo de desenvolver pesquisas que apontem soluções para problemas vivenciados no Sistema Único de Saúde (SUS) e, também, contribuir para a redução das desigualdades regionais no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde.

O presidente da FAPT, Marcos Silveira, destacou o momento como único para o setor de pesquisa do Estado. “Até então não tínhamos visto uma solenidade desse porte para prestigiar os nossos pesquisadores. Esse é um gesto muito importante e estamos trabalhando para uma área que foi eleita pelo governador como prioritária. Estamos felizes em saber que o senhor é uma pessoa comprometida com o desenvolvimento do setor de pesquisa”, ressaltou.

De acordo Raimundo Wagner, os recursos vão contribuir com o Sistema único de Saúde. “Esses recursos vão somar muito com o setor, que somados aos recursos federais, podem trazer grandes benefícios para o Tocantins”.

Raimundo Wagner de Souza Aguiar, é natural de Formoso do Araguaia, ex-aluno da Escola de Canuanã da Fundação Bradesco, Doutor em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília (UnB) com o Conceito da CAPES 6, professor e Pesquisador da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Prestigiaram a solenidade o vice-governador Wanderlei Barbosa, os deputados estaduais Amélio Cayres, Vilmar Oliveira, secretários de Estado e pesquisadores.

Governador Carlesse, Professor Raimundo Wagner e Gilberto Ferreira Santos – Chefe de Gabinete da FAPT

 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA