Comenda do Mérito do Agronegócio do Estado do Tocantins
O formosense e pesquisador da Embrapa, Dr. Daniel de Brito Fragoso, será uma das personalidades que serão homenageadas com a Comenda do Mérito do Agronegócio do Estado do Tocantins, durante a solenidade da abertura oficial da 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), que acontece nesta quarta-feira, dia 11, às 11 horas, no Parque Agrotecnológico do Tocantins.
Será a primeira vez que ocorrerá a concessão desta honraria, destinada a oito pessoas ou entidades que tenham contribuído de forma relevante para o fomento do agronegócio no Estado do Tocantins
Sobre Daniel de Brito Fragoso:
Daniel de Brito Fragoso é Engenheiro Agrônomo e Pesquisador da Embrapa, natural de Formoso do Araguaia – TO, sendo um dos três primeiros pesquisadores contratado pela Unitins Agro (com contribuição para estruturação da Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária – OEPA), onde atuou como pesquisador e Diretor de Pesquisa até 2010, quando passou a integrar o quadro de pesquisadores da Embrapa.
FORMAÇÃO: Agronomia pela Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS PÓSG-RADUAÇÕES: Mestre e Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, também realizou trabalho de pesquisa como professor-visitante na Universidade Estadual do Kansas – EUA.
PUBLICAÇÕES: Autor de capítulos de livros e de diversas publicações em periódicos nacionais e internacionais, dentre elas a “Caracterização e diagnóstico da cadeia produtiva do arroz no Estado do Tocantins”.
INSTITUIÇÃO QUE REPRESENTA OU TRABALHA: Embrapa, desde 2011. PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Trabalhos de pesquisa com a cultura do arroz com foco no desenvolvimento de cultivares de arroz adaptadas às condições de solo e clima do estado do Tocantins, práticas sustentáveis de produção de arroz e ações de transferência de tecnologias, atualmente as cultivares BRS de arroz da Embrapa são as mais plantadas no Tocantins.
MAIS INFORMAÇÕES RELEVANTES: Prêmio Júnior Pesquisador – concedido pela Universidade do Tocantins (1996); Prêmio de 1º Lugar no I Concurso do Comitê Internacional de Ação contra o Desenvolvimento de Resistência a Inseticidas/Categoria de estudante de Pós-Graduação – concedido pelo Comitê IRAC-BR (2002); Prêmio Brasil Ambiental por execução de projeto no Programa Petrobrás Ambiental/Categoria de Gestão de Águas – concedido pela Câmara de Comércio Americana – RJ (2006). Homenageado como ex-aluno destaque da Escola de Canuanã em Formoso do Araguaia-TO, na cerimônia de comemoração dos 60 anos das escolas da Fundação Bradesco, concedida pela Sede da Fundação Bradesco em Osasco-SP (2017)
Sobre a Agrotins
A Agrotins 2022 começou nesta terça-feira, 10 e prossegue até o próximo dia 14 de maio. Espera-se reunir cerca de 120 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 2 bilhões em volume de negócios.
Durante a feira, haverá uma linha exclusiva de transporte coletivo, partindo da Estação Javaé, em Taquaralto, até a Agrotins, durante os dias da feira, nos horários das 7 e 12 horas, com horário de retorno às 18 horas, partindo da Agrotins.