Formosense Daniel de Brito Fragoso assume cadeira na Academia Tocantinense do Agronegócio em destaque para pesquisa agropecuária

logo

Conecte conosco

Formosense Daniel de Brito Fragoso assume cadeira na Academia Tocantinense do Agronegócio em destaque para pesquisa agropecuária

Entidade Sem Fins Lucrativos é Fundada com Missão de Fomentar Desenvolvimento Sustentável no Estado do Tocantins

Uma iniciativa inovadora está sendo lançada para valorizar e impulsionar o agronegócio, base fundamental da economia local. A recém-fundada Academia Tocantinense do Agronegócio, uma entidade sem fins lucrativos, está pronta para inaugurar suas atividades, com destaque para a posse dos primeiros oito membros, marcada para esta quarta-feira, 20 de março, às 19h30, no auditório do Senai, em Palmas.

Idealizada e fundada pelo médico veterinário César Hanna Halum, a Academia tem como missão primordial registrar a história, debater o presente e propor estratégias de longo prazo para subsidiar políticas estaduais voltadas ao setor do agronegócio, meio ambiente e pesquisa científica. Esta iniciativa visa contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável do Tocantins.

Entre os primeiros ocupantes das cadeiras patronas da Academia, destaca-se o formosense Daniel de Brito Fragoso, que assume a Cadeira Nº 04 – Pesquisa Agropecuária. Fragoso é reconhecido por suas contribuições significativas no campo da pesquisa, trazendo consigo uma vasta experiência e conhecimento que certamente enriquecerá os debates e propostas da Academia.

Segundo César Hanna Halum, o objetivo principal é dar voz e representatividade aos diversos segmentos do agronegócio, garantindo que a entidade seja formada por técnicos qualificados que abranjam universidades, órgãos de pesquisa, produção rural e agricultura familiar.

A posse dos membros acadêmicos marca o início de um processo contínuo de construção e fortalecimento desta importante instituição no cenário do agronegócio tocantinense. Ao longo deste ano de 2024, outras sete cadeiras serão preenchidas, mantendo-se os critérios rigorosos estabelecidos no estatuto e regimento interno da Academia.

Sobre Daniel Fragoso

Daniel de Brito Fragoso é natural de Formoso do Araguaia, Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade do Tocantins- UNITINS, em 1997. Mestrado e Doutorado em Entomologia- Universidade Federal de Viçosa, em 2000 e 2003. Cientista Visitante na Kansas State University, em 2007.

Autor de publicações técnica-científic.

Agraciado com homenagens e inúmeros prêmios recebidos, a citar a Medalha da Comenda do Mérito do Agronegócio do Estado do Tocantins, em 2022, concedida pela Assembleia Legislativa do TO na categoria Pesquisador.

Atuação profissional:

Pesquisador na UNITINS -2003 a 2010.  Contribuiu para estruturação da Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária do Estado do Tocantins, a UNITINS AGRO.

Pesquisador da EMBRAPA -2011 a atual, contribuiu para orizicultura tocantinense, colaborando com o desenvolvimento de cultivares de arroz para o Tocantins. Na Embrapa Pesca e Aquicultura e Sistemas Agrícolas, exerceu o cargo de Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia. Atualmente contribui com pesquisas na área de Fitossanidade/Entomologia Aplicada.

Leia mais sobre Daniel Fragoso

Formosense e pesquisador da Embrapa será homenageado durante a Agrotins

Com uma trajetória profissional marcada por dedicação e excelência, Daniel de Brito Fragoso torna-se não apenas um representante de destaque na Academia Tocantinense do Agronegócio, mas também um símbolo do potencial e da competência dos profissionais do agronegócio do estado. Sua participação na Academia representa um passo importante para o fortalecimento e valorização da pesquisa agropecuária no Tocantins.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA