A Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia – Semed, promoveu na quinta-feira, 24, na Escola Municipal Antônio Benvindo da Luz, uma formação continuada para os professores da Rede Municipal de Ensino, sob a coordenação da bióloga Patrícia Luciana Barbosa Barreira.
Já nesta sexta-feira, a formação teve continuidade no Laboratório de Ciências do Colégio Frei Antônio e faz parte
de uma extensão do Projeto Ciência Viva, desenvolvido com o biólogo da Semed, Samuel Marques e colocado em prática nas escolas municipais de Tocantínia.
O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, explica que se trata de uma formação dentro da disciplina de Ciências para que os professores possam ter mais uma experiência da metodologia e práticas nessa área para os alunos
Avaliação
A professora Cíntia Aguiar, da Escola Municipal Antônio Benvindo da Luz, disse que achou a formação muito interessante, sem falar na aula prática realizada no segundo dia.
“Eu mesma tive muito conhecimento e aprendizado. Com certeza vou fazer as experiências com meus alunos em sala de aula. Sem falar na professora que fez um excelente trabalho e uma ótima formação”, concluiu.
Já o professor Adriano Pereira de Miranda, disse que em termos de formação continuada, essa foi uma das melhores ofertadas até agora pela Semed, “pois foi além da mesmice de leituras de textos ou apresentações feitas pelos professores de experiências”, ressaltou.
A formadora conseguiu apresentar temas atuais em caráter teórico e prático. A aula prática foi estimulante e participativa a todos os professores envolvidos nessa formação, onde saímos com experiências interessantes para realizar nas aulas de ciências com nossos alunos”, argumentou.
A bióloga Patrícia Luciana disse que estava agradecida pelo convite da Semed para ministrar essa formação. “Foi uma experiência muito positiva e agradável. Acredito que a formação sobre metodologias e práticas no ensino de ciências tenha contribuído de forma positiva com conhecimento na área científica e apresentado a diversidade de aulas práticas que podem ser realizadas dentro e fora da sala de aula. Que Tocantínia seja um campo vasto de pequenos cientistas”, asseverou.
Outra formação
Aconteceu também nestes dois últimos dias uma formação com a temática: Aperfeiçoamento sobre o serviço de atendimento da Sala de Recursos Multifuncionais, da Educação Básica da Rede Pública Municipal com a formadora Professora Mestre e doutoranda em Educação Nádia Flausino, que abordou a temática sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as práticas educativas para alunos com deficiência, autismo e altas habilidades/superdotação. O tema tem sido o paradigma da educação contemporânea e a Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação tem sido parabenizada pela iniciativa de potencializar a ação formativa para essa área.