Imagens divulgadas pela secretária-executiva de comunicação de Palmas mostram o momento em que as equipes de fiscalização se deparam com a multidão no local. Na noite anterior, outra operação tinha sido realizada no mesmo local.
A praia da Graciosa, em Palmas, voltou a ser cenário de aglomerações e desrespeito as regras de distanciamento social da pandemia na madrugada deste domingo. Imagens divulgadas nas redes sociais pela secretária-executiva de comunicação da capital, Valéria Kurovski, mostram o momento em que as forças de segurança se deparam com centenas de pessoas aglomeradas no local.
De acordo com a publicação, a multidão foi dispersada pelos fiscais logo em seguida, por volta das 3h. Ainda não foi divulgado o balanço das ações de fiscalização da noite entre o sábado (17) e o domingo (18), mas desde o começo do fim de semana há fiscalizações em andamento na cidade para tentar coibir este tipo de situação.
Nas imagens é possível ver que as pessoas estavam próximas umas das outras e que quase ninguém utilizava máscaras.
A própria praia da Graciosa foi alvo de uma operação do tipo na noite anterior ao registro das imagens. Na ocasião, 10 veículos foram removidos, mais de 80 autuados e alguns condutores acabaram sendo levados para a delegacia. Houve flagrante até de pessoas usando uma caixa de força da rede pública de energia para ligar aparelhos de som no local.
Mesmo com as ações, flagrantes de desrespeito às medidas de prevenção são comuns pela cidade e se repetem a cada fim de semana. A Prefeitura informou que os números para realizar denúncias são o 153, da Guarda Metropolitana, ou na Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800-6464-156.
Recentemente, a capital flexibilizou as restrições da pandemia e ampliou horário de atendimento para bares, restaurantes e outros estabelecimentos. Mesmo assim, ainda há regras proibindo aglomerações e a própria gestão vem alertando de que as medidas mais brandas de combate ao coronavírus dependem da colaboração dos moradores.