logo

Fique em casa, mas não descuide do consumo consciente de energia

Como medida de prevenção, ficar em casa é a melhor opção. Fique atendo e utilize a eletricidade de forma correta para evitar sustos na conta.

Em tempos de home office e a família toda em casa, é fundamental adotar hábitos de consumo consciente. Afinal, com mais gente e, por mais tempo, a tendência é utilizar muito mais energia do que o normal. Por isso, a Energisa orienta a população sobre alguns cuidados simples, mas que podem ajudar muito neste momento de crise.

Um dos principais “vilões” do consumo é o ar-condicionado. Como medida de prevenção ao coronavírus, sempre que possível, é fundamental arejar o imóvel, deixando as janelas e portas abertas. Mas, ao ligar o ar-condicionado, mantenha o ambiente fechado. Além disso, é importante controlar o tempo de uso do aparelho, limpar os filtros e manter a temperatura em 23°.

Geladeira e freezer também podem representar um gasto maior. Inclusive, cada equipamento é responsável por até 30% do consumo de energia de um imóvel. Lembre-se que cada vez que forem abertos, mais energia será consumida, já que a temperatura interna aumentará e o motor terá que trabalhar mais para resfriar. Por isso, é necessário diminuir o tempo e a frequência em que a porta fica aberta. A dica é decidir o que você vai querer pegar antes de abrir, e para evitar gasto excessivo, fechar o mais rápido possível.

Com diversas empresas adotando o trabalho remoto (home office), vale se ligar no que isso pode impactar na sua conta de energia. O computador merece atenção especial. Sempre que você der uma pausa, desligue a tela. Ela é responsável por até 70% do consumo de energia do equipamento. Se puder, configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização.

Confira mais dicas para economizar energia e adotar o consumo consciente

↘ Aproveite a luz natural. Evite deixar lâmpadas acesas durante o dia. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que você não estiver utilizando. Importante explicar isso para as crianças da casa.

↘ Evite que as crianças durmam com a televisão ligada. Neste caso, a dica é: use a opção de programação de tempo para desligamento automático. Desligue a TV quando ninguém estiver assistindo.

↘ Fique atento também ao tempo de uso das TVs, videogames e outros eletrônicos.  Estabeleça horários e evite desperdícios. Uma boa opção é aproveitar o momento para brincar com as crianças sem o uso de tecnologias.

↘ Aproveite os dias quentes para banhos gelados. Deixe o chuveiro na posição verão, o que reduz a conta em cerca de 30% durante o mês.

↘ Evite o uso de ‘T’ ou benjamim, que podem causar incêndios, choques ou curtos-circuitos. O ideal é construir tomadas suficientes para todos os equipamentos.

Outras dicas podem ser encontradas no site www.energisa.com.br.

Fique em casa e utilize os canais de atendimento da Energisa

Diante do avanço da pandemia do vírus Covid-19, a Energisa não está realizando atendimento de forma presencial, mas reforça os seus canais digitais de atendimento, bem como o call center. Assim, os mais de 600 mil clientes no Tocantins podem solicitar os serviços a qualquer momento e sem sair de casa.

Por meio da Gisa – atendimento via WhatsApp -, do aplicativo Energisa On e do site www.energisa.com.br, a Energisa oferece boa parte dos serviços encontrados nas agências comerciais em poucos segundos, sem filas e com mais praticidade e segurança.

Com a Gisa, os clientes podem solicitar serviços e informações pelo WhatsApp (63 9 9222-6664), como emissão da segunda via da conta, mudança de titularidade e pedido de religação, além de se informar sobre pagamento, verificar histórico de consumo e solicitar o parcelamento de faturas.

Canais de atendimento

↘ Aplicativo Energisa On

↘ Assistente virtual (WhatsApp) – 63 9 9222-6664

↘ www.energisa.com.br

↘ Call center – 0800 721 3330

↘ Facebook.com/energisa

↘ Twitter.com/energisa

 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.