Fabio Wajngarten, secretário especial de Comunicação do Palácio do Planalto, participou de uma sessão no Senado Federal.
O secretário falou sobre as verbas publicitárias do governo que são destinadas aos grandes grupos de mídia do país.
Fabio foi categórico e afirmou que o governo Bolsonaro não trabalhará com viés ideológico na escolha de veículos de comunicação para investimento e prometeu total transparência nos recursos públicos.
“Não tenho preconceito contra ninguém e não vou deixar perpetuar este preconceito aqui em Brasília […] o governo tem que falar com todo mundo. Tem que investir em todo mundo, alicerçado nos mais rígidos critérios técnicos.”
Wajngarten também fez críticas ao sistema de concentração de verba pública na “emissora líder” de audiência, a Rede Globo, e defendeu uma maior distribuição para veículos de mídia regionais:
“A gente tem uma emissora líder com 35% da audiência, porém o total investido nela está entre 80% a 85%. Este é um ecossistema que o mercado precisa repactuar … é algo que contribui para a concentração das verbas e não para a distribuição das mídias regionais e o fortalecimento dos veículos regionais.”
“Quanto mais concentrado for e menos técnico for, menos sobrará para os outros veículos. Eu também tenho uma preocupação com isso.” disse o secretário.