Nesta terça-feira, 5, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio Tocantins), participou da solenidade de assinatura da lei que cria o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep) e o Fundo de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Fidep).
O 2º vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Tocantins (Sirecom), Romeu Capra, e o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio (Cetur), Marcelo Perim, representaram a instituição na ocasião.
O objetivo do Cidep é atuar enquanto fomentador de inovação e aceleração, junto aos potenciais e pequenos negócios de Palmas, fortalecendo e garantindo um maior envolvimento com as Instituições, Universidades e demais atores do ecossistema de inovação. Na prática, o Conselho e o Fundo vão garantir o financiamento e execução de programas e políticas públicas nas áreas de economia, inovação e tecnologia no município.
De acordo com Romeu Capra, 2º vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sirecom, sindicato filiado à Fecomércio, as ações são essenciais para a inovação dos negócios gerados na capital, principalmente para o fortalecimento do setor de turismo. “É uma honra para a Fecomércio fazer parte desse Conselho que abrirá portas para o desenvolvimento econômico local. Cumpriremos com louvor nosso papel como representantes dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, setor esse que compõe 51% da arrecadação municipal”, ressalta.
Catur
Na ocasião, a permissão de uso do Centro de Atendimento ao Turista (Catur) foi repassado à Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado do Tocantins (Abav-TO). Segundo o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur) e vice-presidente administrativo e financeiro da Abav-TO, Marcelo Perim, o Catur será o ambiente físico de concentração de ações que fortalecerão as entidades que fazem parte do Cetur, bem como o segmento turístico da cidade.
Cidep
O Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep) é paritário, composto por 18 (dezoito) membros titulares e respectivos suplentes. É formado por representantes do poder executivo municipal e também da sociedade civil organizada, a qual fazem parte a Fecomércio, juntamente com representantes da Acipa, Faciet, Fieto, CDL, Sebrae, Fampec, Abrasel e AJEE.
Fidep
O Fidep é destinado ao financiamento de programas, projetos e ações voltadas à inovação e desenvolvimento econômico em Palmas. Os recursos do Fidep são destinados da seguinte maneira: 50% para o Banco do Povo e 50% para financiamento de atividades nas áreas industriais, comerciais e de serviços em conformidade com as deliberações do Cidep.
Fecomércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins – Fecomércio Tocantins – foi fundada em 1992 e desde lá atua como representante legal dos interesses do setor terciário no âmbito estadual. Sua missão é assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerarem resultados positivos e desenvolver a sociedade.
A Fecomércio Tocantins é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A instituição congrega 10 sindicatos patronais em todo o estado e é responsável pela administração do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).