Exposição "Ritxoko - Uma ancestralidade do Povo Iny" chega em Paraíso em setembro

logo

Conecte conosco

Exposição “Ritxoko – Uma ancestralidade do Povo Iny” chega em Paraíso em setembro

Oficina, roda de conversa e contação de histórias indígenas também fazem parte da programação.

 

O Sesc Paraíso, em parceria com as curadoras Millena Kanela e Nadyala Waritirre e com a curadoria educativa de Aliãn Wamiri, realiza a exposição “Ritxoko – Uma ancestralidade do Povo Iny”. Além da exposição, haverá uma programação especial direcionada a temática indígena, com roda de conversa, contação de histórias e uma oficina.

A exposição reúne bonecas Ritxoko do acervo do Sesc, em versões tradicionais, de transição e modernas, criadas por dez artesãs que retratam o cotidiano do povo Iny. Complementam a mostra fotografias de Emerson Silva, que registram rituais indígenas, e o documentário Ritxoko, de Nandyala Waritirre e Millena Kanela, sobre os processos artísticos e criação das bonecas da Aldeia Hawaló, na Ilha do Bananal (TO).

O acervo ficará aberto à visitação do dia 05 de setembro a 03 de outubro, no Sesc Paraíso, localizado na Av. Presidente Medici, Qd. 01, Lts. 1 a 10, 23 a 32 – Setor Jardim Paulista. A abertura oficial acontecerá no dia 04 de setembro, às 19h, com um bate-papo especial. No mesmo dia, serão realizadas duas sessões de contação de histórias indígenas, com Aliã Wamiri Guajajara. A oficina “Arte Educação Indígena”, acontece no dia 5 de setembro e, para participar, é necessária inscrição prévia via formulário (https://forms.office.com/r/sBaAdHSt45).

A programação é gratuita e aberta a todos os públicos. A visitação acontece de segunda a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 17h. Já as visitas mediadas podem ser agendadas pelo WhatsApp (63) 3212-9922 ou pelo e-mail [email protected]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.