Execução do projeto piloto do Programa Pátria Amada Mirim inicia na Escola Estadual Entre Rios

logo

Conecte conosco

Execução do projeto piloto do Programa Pátria Amada Mirim inicia na Escola Estadual Entre Rios

Para 2020, a estimativa do Governo do Estado é de que 5.500 crianças sejam beneficiadas em 40 municípios

O piloto do Programa Pátria Amada Mirim (PAM), que tem como objetivo capacitar crianças e adolescentes da rede pública de ensino para os desafios da sustentabilidade e promover a formação consciente e cidadã por meio da educação ambiental,  começou a ser executado na Escola Estadual Entre Rios, nesta terça-feira, 29. Na unidade de ensino serão atendidos 50 alunos. Para 2020, a estimativa é de que 5.500 crianças sejam beneficiadas em 40 municípios.

Presente na abertura das atividades, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, ressaltou que o projeto piloto visa criar um modelo de execução do PAM. “A partir de agora esta unidade escolar é vitrine. As ações que serão desenvolvidas aqui servirão de referência para implantação do PAM em outros municípios”, ressaltou.

Já o vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou o papel que será desempenhado pelos alunos na execução do projeto. “Nós contamos com a participação de toda a comunidade escolar, mas as crianças tem um papel primordial na disseminação dos conceitos ambientais que serão trabalhados. O pedido de uma criança é mais difícil de ser negado”, ponderou.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jayme, esta etapa piloto é uma fase fundamental para a implantação do Programa no Estado. “A Escola Entre Rios será a nossa referência para multiplicar todas as ações do Pátria Amada Mirim nos municípios tocantinenses”.

Aprendizagem 

O diretor da unidade de ensino, Maximiano Santos Bezerra, destacou que a iniciativa promove práticas que estão diretamente ligadas ao cotidiano dos alunos. “Estamos inseridos em um ambiente rural, e as reflexões que faremos aqui ajudarão na prática de ações sustentáveis, tanto no desenvolvimento do projeto, com a plantação de mudas, como no processo de plantação e colheita de alimentos”.

A estudante Jéssica Lorrayne Alves Novelino, do 9º ano, falou das suas expectativas com a execução do PAM. “Muito gratificante para nós receber esse Programa, especialmente por nos fazer referência. O projeto vai nos ajudar aqui na comunidade. Aqui perto da escola teve muitas queimadas, muito desmatamento e com o PAM teremos mais consciência”, apontou.

Para a estudante Isabela Peixoto Avelino, do 9º ano, a iniciativa ajuda a despertar a consciência para os problemas ambientais enfrentados no Brasil. “Com esse projeto, vamos adquirir mais conhecimento sobre o meio ambiente, sobre a educação ambiental e sobre a importância de cuidarmos do ambiente em que estamos inseridos”.

Linhas

O Programa divide-se em duas linhas: PAM 1 – para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental com aulas teóricas e lúdicas, uma vez por semana; e PAM 2 – estudantes das séries finais do ensino fundamental com aulas teóricas e práticas em diversos espaços de aprendizagem, sobretudo em viveiros, duas vezes por semana. As atividades irão ocorrer no contraturno escolar dos estudantes participantes.

As aulas teóricas e práticas serão norteadas pelos seguintes temas: Cidadania e Meio Ambiente, Natureza e Sociedade, Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Saúde, Bacias Hidrográficas, Ativismo Ambiental e Biodiversidade do Bioma Cerrado, são alguns dos eixos temáticos que serão abordados de forma conceitual e prática no desenvolvimento do Programa.

Execução

O projeto será executado por etapas, até contemplar os 25 mil alunos e 139 municípios no período de três anos. Para 2020, serão atendidas 5.500 crianças e adolescentes em 40 municípios. Em 2021, o Programa beneficiará mais de 8.500 participantes em mais 40 cidades, totalizando 14 mil estudantes em 80 municípios. E em 2022, o Programa atingirá a sua meta, com 25 mil alunos em todo os 139 municípios do Estado.

A execução do “Pátria Amada Mirim” será desenvolvida intersetorialmente entre as Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de Educação, Juventude e Esportes (Seduc); com a parceria do Naturatins, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar (CBPM) e a Polícia Militar do Tocantins. O Programa contará, ainda, com o apoio das parcerias institucionais do Governo Federal, por meio dos Ministérios do Meio Ambiente e Educação e investimentos privados, por meio do Fundo Pátria Amada.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA