Quais os impactos que as notícias falsas e a desinformação na internet podem causar para a vida das pessoas? E qual o papel da educação na garantia de espaços democráticos que reflitam a vontade da população?
Palmas receberá, na noite (19h30) da próxima segunda-feira (17/09), a palestra gratuita “Como enfrentar as fake news” em que essas e outras questões referentes aos desafios do panorama atual das informações serão abordadas. O evento, que será realizado no auditório do Sebrae (102 Norte), marca a abertura da turnê de divulgação pelo país do “Vaza, Falsiane!” (www.vazafalsiane.com), curso on-line e gratuito contra desinformação e notícias falsas.
“Para nós, é uma alegria começar nosso ciclo de palestras pela Região Norte. Queremos debater a importância da informação de qualidade para a tomada de decisões”, avalia Rodrigo Ratier, professor de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero que estará presente na capital tocantinense. “Num mundo com tantas vozes, distinguir as mais confiáveis tornou-se fundamental”.
A apresentação do curso “Vaza, Falsiane!” será acompanhada de debate com a participação da professora Marluce Zacariotti (Jornalismo/UFT), a jornalista e pesquisadora Glês Nascimento e a jornalista Roberta Tum (T1 Notícias) (a confirmar), com mediação do jornalista e sociólogo Maurício Hashizume.
*Como enfrentar as fake news*
Palestra com o Professor Rodrigo Ratier (Faculdade Cásper Líbero), seguido de debate com especialistas convidadas.
Data: 17/09/2018 (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Auditório do Sebrae (102 Norte, Avenida Lo 04)
Apoio: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins e Sebrae
Sobre o curso
O “Vaza, Falsiane!” surge para ampliar as ferramentas que as pessoas dispõem a fim de analisar de forma consciente as informações que consomem. Fornece ainda instrumentos para que sejam responsáveis ao publicar e compartilhar conteúdos. O projeto é uma iniciativa dos professores de jornalismo Rodrigo Ratier (Faculdade Cásper Líbero), Ivan Paganotti (Fiam-Faam) e Leonardo Sakamoto (PUC-SP). Com linguagem pop, multimídia e acessível, o curso é voltado principalmente a jovens e docentes da educação básica e de cursos universitários, mas está aberto ao público em geral.
Disponibilizado gratuitamente em www.vazafalsiane.com, o curso reúne 11 vídeos, 16 testes on-line, quatro galerias de imagens e um farto material didático – que também pode ser baixado para ser lido offline ou impresso e equivale a um livro de 188 páginas.
Entre o conteúdo do “Vaza, Falsiane!” está a definição de notícias falsas e como ela relaciona a um fenômeno mais amplo — o da desinformação. Trata sobre a liberdade de expressão, censura prévia e as responsabilidades que a liberdade nos traz. Avalia o poder relativo dos meios de comunicação quando tentam influenciar a opinião pública. Discute as diferentes escalas na régua entre a “verdade” e a “mentira”. Discute o que leva alguém a criar ou compartilhar informações sem fundamentação e por que seu consumo é tão fácil e rápido.
Mas também traz antídotos. Apresenta o que é apurar um fato e como isso é fundamental para garantir informação confiável. Ensina como checar informações por conta própria. Discute como garantir que os relatos e opiniões estejam bem fundamentados. E mostra condições para que as trocas de ideias sejam conversas produtivas mesmo que não se concorde com o interlocutor.
Além de seu site www.vazafalsiane.com, o “Vaza, Falsiane!” também tem uma página no Facebook pela qual distribui conteúdo: www.fb.com/cursovazafalsiane. Em menos de um mês, já são mais de 30 mil seguidores.
Mais informações
Rodrigo Ratier: (11) 99378-8226