Com o objetivo de proporcionar uma reflexão mais sistematizada sobre concepções e uso das tecnologias de informação e comunicação no campo da educação a distância, a Escola Tocantinense do SUS (Etsus) está realizando o Seminário de Tecnologias Educacionais, que segue até esta quinta-feira, 26
A programação é voltada para os trabalhadores do SUS e traz debates e apresentação dos programas e plataformas de ensino a distância na educação profissional técnica, como o Telessaúde-Brasil Rede, Moodle-RedEscola, UNA-SUS, AVASUS.
A superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde, Márcia Valéria, explica que o seminário “é uma grande oportunidade para conhecermos todas as possibilidades que existem de educação a distância, e vai nos ajudar a conseguir atingir nosso objetivo, que é potencializar o capital intelectual e fazer com que esse conhecimento esteja cada vez mais espalhado dentro dos nossos municípios”.
A superintendente explica ainda que tendo em vista à dimensão do Estado, fazer cursos presenciais gera muito custo. “Por isso utilizarmos tecnologias educacionais que tem alta densidade tecnológica para fazer esse conhecimento chegar por meio de plataformas de educação a distância e conseguir qualificar os trabalhadores do SUS”, reforçou.
Heloisa Maria, da Gerência de Tecnologia Educacional da Etsus, está participando do seminário e falou sobre a importância da ação. “Nesse seminário vamos ter acesso as tecnologias que já existem no Ministério da Saúde, para que possamos aplicar aqui no Tocantins, com os servidores do SUS.”
André Ribeiro, que é servidor do Núcleo de Educação Permanente da Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde disse que o seminário também possibilita esclarecer como são essas plataformas. “Esclarece como podemos trazer esse conhecimento para o ambiente de trabalho no processo qualificação profissional e de que forma isso é acessível aos servidores da saúde”, disse.