Veja informações sobre abertura e fechamento dos portões, início das provas e horário dos ônibus do transporte coletivo.
Neste domingo (28), estudantes do Tocantins fazem a prova referente ao segundo dia do Enem, que engloba questões de matemática, física, química e biologia. O teste é aplicado em 31 municípios. Os portões abrem ao meio-dia, horário de Brasília.
As provas vão ser aplicadas nas sedes de escolas estaduais da rede pública e privada de ensino em 123 instituições.
Neste ano, o exame teve um dos menores números de candidatos da história da prova no Tocantins. Mesmo sendo o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, o número de pessoas que confirmaram a inscrição não chegou nem a 30 mil no estado. Bem menos que os 46 mil participantes de 2020.
No primeiro dia de prova, realizado no último domingo (21), 27,1% dos inscritos não compareceram. O percentual é referente aos 27.978 candidatos que se inscreveram para fazer a prova impressa em todo o estado.
A taxa de abstenção do Enem digital foi maior. Conforme o balanço do Inep 58,7% dos 625 inscritos para esta modalidade não fizeram a prova.
Para os estudantes que compareceram aos locais de prova neste domingo, a orientação é chegar antes das 13h, horário em que os portões são fechados. Apesar da prova só começar às 13h30, não é possível ter acesso ao local de prova depois das 13h.
Além disso, como não há horário de verão no país desde 2019, o horário de aplicação vai ser diferente se comparado com anos anteriores. Portanto, é imprescindível estar ciente dos horários da prova.
Principais horários do segundo dia de Enem 2021
👉 Abertura dos portões: 12h
👉 Fechamento dos portões: 13h
👉 Início das provas: 13h30
👉 Saída sem caderno de questões: 15h30
👉 Saída com caderno de questões: 18h
👉 Término das provas: 18h30
O transporte público de Palmas terá horário especial para auxiliar os estudantes. A prefeitura vai disponibilizar 15 ônibus para reforçar cinco linhas com horários especiais.
Serão reforçadas as linhas que circulam pelas avenidas NS-04 e NS-10 (IFTO-151, UFT-090, 180 e 190) e a linha do Eixão-010 que atende as universidades Católica e Luterana, além da região sul da capital.
A linha do Centro de Ensino Médio-071 vai atender em dois horários diferenciados, às 9h20 e às 11h20, com saída da Estação Apinajé.
Cerca de 200 policiais militares vão atuar para garantir a aplicação das provas. O objetivo é realizar um policiamento estratégico para garantir a segurança no armazenamento das provas, na realização dos exames e no recolhimento das provas. Para isso serão empregados os militares do efetivo operacional, com reforço do administrativo.