Atualmente, Zacarias Martins visita escolas tocantinenses para promover a leitura, divulgar os seus livros e manter uma interação com os alunos
Os estudantes do Colégio Estadual Lagoa da Confusão tiveram um bate-papo com o escritor e jornalista Zacarias Martins na noite desta terça-feira, 10. Aos alunos, Zacarias Martins falou de forma bem-humorada, sobre o seu encontro com o universo das letras e a sua trajetória de dedicação que o brindou com inúmeras premiações, títulos e homenagens.
Durante essa roda de conversa, o escritor aproveitou para divulgar a quarta edição de seu livro de crônicas “Histórias da História de Gurupi”, publicado pela editora Veloso e que já foi indicado por duas vezes para o exame do vestibular da Universidade de Gurupi – UnirG.
Para a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Ester Braga, a realização dessa roda de conversa foi importante para o aprendizado dos alunos, porque a escola busca maneiras diversificadas para despertar o interesse pela leitura.
“Ficamos gratificados com a presença do ilustre escritor Zacarias Martins em nossa escola. Ele tem uma forma muito peculiar de transmitir sua mensagem, fala a linguagem dos alunos e, dessa forma, chama a atenção”, afirmou a coordenadora pedagógica. Ao final do encontro, Zacarias Martins promoveu o sorteio de suas obras literárias entre os estudantes.
Sobre o escritor
Paraense de Belém, mas residindo em Gurupi desde 1983, Zacarias Martins é um escritor premiado e já recebeu várias condecorações e honrarias em reconhecimento ao seu trabalho literário, dentre as quais, a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; Medalha de Mérito Cultural D. Pedro II; Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa do Tocantins; além da medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.
O autor já publicou seis livros de poesias e um de crônicas, tendo a participação em mais de 50 antologias literárias pelo país afora.
Atualmente, Zacarias Martins visita escolas tocantinenses para promover a leitura, divulgar os seus livros e manter uma interação com os alunos.