Estudantes de Silvanópolis recebem orientações do Governo do Tocantins, sobre direitos violados

logo

Conecte conosco

Estudantes de Silvanópolis recebem orientações do Governo do Tocantins, sobre direitos violados

Entre os temas sobre de violação de direitos, abordados nas palestras, estão: exploração sexual e uso de substâncias psicoativas. 

Com objetivo de informar sobre direitos violados, o uso de substâncias psicoativas e suicídio, entre outros, o Governo do Tocantins, por meio de uma equipe do Setor de Proteção Especial da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com o município de Silvanópolis, realizou, nesta quarta-feira, 23, duas palestras, sobre direitos violados, para 180 estudantes da Escola Estadual de Silvanópolis.

Entre os temas sobre de violação de direitos, abordados nas palestras, estão: exploração sexual e uso de substâncias psicoativas.

De acordo com a pedagoga do Serviço de Proteção Social Especial da Setas, Jesiele Rocha Paulino, o Tocantins possui um Creas Regional, que atende 11 municípios, na região do Jalapão. “São municípios de pequeno porte, com até 20 mil habitantes, que têm dificuldades de manter o serviço sozinho”, informou.

Palestras

O advogado do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Palmas (Creas), Carlos Alexandre Batista Ferraz, explicou que a ação foi uma solicitação do município, e que as palestras informam sobre os direitos violados, com finalidade de prevenir para que não aconteçam”, explicou. Além do advogado, também participa da ação o pedagogo, da Setas, Vanderli Candido de Jesus.

Creas

O Creas é o espaço de referência para quatro serviços de proteção social especial de média complexidade, tipificados pela Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (109/2009 CNAS).

Serviço de Proteção Especial

A Proteção Social Especial é um conjunto de ações direcionadas às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco social ou pessoal, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso e exploração sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil e outras formas de violação de direitos.

Esses serviços têm estreita interface com o sistema de garantia de direito exigindo uma gestão compartilhada com o poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA