A feira busca implementar o desenvolvimento rural e econômico da região, além de favorecer o fortalecimento da aprendizagem entre os estudantes do Sudeste tocantinense
Os alunos das redes estadual, municipal e federal da região Sudeste do Tocantins realizam, nesta semana, os últimos ajustes nos projetos e ensaios para as apresentações na 5ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste). O evento acontece entre os dias 11 e 13 de abril, no Colégio Agrícola de Almas, e visa promover a implementação de tecnologias sustentáveis e o desenvolvimento rural da região, além de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem nas escolas da região.
De acordo com a coordenadora de Gestão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis, Edna Vieira, os estudantes demonstrarão o aprendizado em projetos diversos que serão apresentados na feira. “Fizemos um trabalho de mobilização junto às escolas quanto à importância da participação e de levar para a feira seus projetos e ações de sucesso, pois é fundamental que os alunos sejam os protagonistas dessas ações. Os estudantes da região também farão apresentações culturais durante toda a programação”, frisou.
O diretor Regional de Educação de Dianópolis, Adelmides José da Mata ressaltou o potencial da Agrosudeste para a formação dos educandos com a participação nas palestras, cursos, dias de campo, dentre outros. “Os alunos estão envolvidos na montagem das instalações das unidades demonstrativas, colocando em prática a teoria vista em sala de aula. A programação da feira também está repleta de opções que favorecem esse aprendizado. A troca de experiências entre os estudantes e os contatos para futuras oportunidades de trabalho também são bastante positivos para eles”, enfatizou.
Programação
A Agrosudeste oferecerá ciclos de palestras, minicursos, exposições permanentes com máquinas e equipamentos agrícolas; Feira da Agricultura Familiar e amostras envolvendo as instituições de ensino. As atividades dos Dias de Campo serão realizadas em fazendas da região e no Projeto de Fruticultura Manoel Alves. A programação é voltada para a piscicultura, bovinocultura e fruticultura com várias estações, além da Feira de Touros, direcionada à comercialização de reprodutores bovinos.
Além demonstrar na prática o aprendizado teórico, as apresentações das escolas também irão demonstrar as manifestações culturais do Tocantins como a súcia e a catira. Representantes das comunidades quilombolas da região também participarão do momento.
Realização
Estão sendo esperadas cerca de 5 mil pessoas na feira que é coordenada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e das Secretarias da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Banco da Amazônia, Serviço de Apoio as Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), Prefeitura Municipal de Almas, Central das Associações de Almas e Porto Alegre e Colégio Agrícola de Almas, dentre outros apoiadores de instituições privadas.