A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis realizou, na terça-feira, 7, a cerimônia de premiação da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Foram premiados 25 alunos, sendo duas medalhas de bronze e as demais menções honrosas, pela participação dos estudantes nas competições em 2018.
Conforme o diretor da Regional de Dianópolis, Adelmides José da Mata, a intenção do evento é reconhecer o desempenho dos alunos premiados na Olimpíada. “Todos os anos promovemos a premiação como forma também de estimular o estudo da matemática entre os alunos e de validar o esforço dos alunos que se destacaram”, disse.
“A premiação é uma forma de valorizar a todos que se empenharam nesta edição. Eventos como esse fortalecem o ensino e motivam estudantes e professores, contribuindo para que nossa regional alcance resultados ainda melhores”, completou Tatiana Almeida Araújo Tomaz, técnica responsável pela Obmep na DRE de Dianópolis.
Para a estudante Gabriella Alves de Albuquerque, que concluiu o ensino médio no Colégio João de Abreu, no ano passado, a participação na Obmep “desperta o gosto pela matemática e o interesse dos alunos em seguir carreiras profissionais nas áreas científica e tecnológica. É um projeto que descobre novos talentos e uma chance de nós alunos fazermos a diferença através dessa matéria tão perfeita”, avaliou.
O professor Ramarians Hercílio enfatizou a importância da matemática para a vida. “A matemática está no nosso cotidiano e é uma das ciências mais antigas. A Obmep tem como objetivo dar ênfase à diversidade do conhecimento matemático e valorizar os estudantes que se dedicam a estudar a matemática”, relatou.
Obmep
Destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a competição é realizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Desde 2018, a Obmep passou a permitir também a participação de alunos de escolas particulares.
O período de inscrições para a Obmep 2019 se encerraram no mês de março. Os estudantes realizarão as provas desta edição em duas etapas: a primeira ocorrerá dia 21 de maio e a segunda, dia 28 de setembro.