logo

Estudantes da rede estadual participam do 3º Simulado preparatório para o Enem

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, realiza nesta quinta-feira, 18, e sexta-feira, 19, o 3º Simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2018, com uma média de 17 mil alunos que estão matriculados na 3ª série do ensino médio, em 386 escolas da rede estadual.

O objetivo do Simulado do Enem é criar um ambiente aproximado do que ocorrerá na aplicação do exame nacional. No simulado, os alunos têm que chegar com antecedência, apresentar documentação de identificação com foto e observar um tempo limite para responder as questões, vivenciando o dia da prova do Enem, como destaca a diretora de Educação da Seduc, Larissa Ribeiro de Santana. “Por isso, estamos realizando o exame em dois dias. No primeiro, estão sendo aplicadas as provas de Linguagens e suas tecnologias, Ciências da Humanas e suas tecnologias e Redação. No segundo dia, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e de Matemática e suas tecnologias”.

No Centro de Ensino Médio Taquaralto, a prova está sendo realizada com observação dos critérios. A coordenadora pedagógica, Edilene Pereira Alves de Mendonça, destacou que no simulado do Enem, os professores atuam como fiscais de sala, fiscais de corredores, para que os alunos compreendam como funciona a realização dos Exames Nacionais do Ensino Médio.

A estudante Eduarda Lorrani Ferreira Ribeiro, 17 anos, se prepara para ingressar no curso de Direito. Ela participou dos três simulados ofertados pela Seduc ao longo do ano. “Com essas provas, nos preparamos melhor para os  exames do Enem”, ressaltou.

O estudante Matheus Mota Paraná, 20 anos, escolheu ser administrador. “Eu treino para as provas do Enem desde o 9º ano do ensino fundamental. Sinto que estou preparado, tenho estudado muito”, disse.

A secretária da Educação, Adriana da Costa Pereira Aguiar, explicou que esses simulados representam uma forma do Governo do Estado incentivar os alunos a estudarem mais e estarem mais seguros e preparados para o Enem. “Quando o aluno for fazer a prova do Enem, ele estará mais calmo, porque já conhece como funciona o ambiente de aplicação, e terá mais confiança porque já teve seus conhecimentos avaliados por meio dos simulados. O simulado, como todo o programa #ToNoEnem, aumenta a oportunidade dos nossos alunos de concretizarem seus sonhos de ingressarem na universidade”, esclareceu.

Preparatórios para o Enem

O professor Maycon Silva, que leciona Geografia no Colégio Estadual São José, explicou que a escola aproveita as atividades do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) e oferece aos alunos cursos preparatórios para o vestibular e Enem, visando preparar melhor os alunos que desejam ingressar numa faculdade.  “Aplicamos para os alunos as provas do Enem de anos anteriores, para que eles conheçam o estilo da prova e tenham oportunidades de tirar dúvidas”, frisou.

No CEM de Taquaralto também é ofertado para os alunos os cursos preparatórios aos sábados. Lá, os estudantes fazem uma inscrição para participar dos estudos extras e os professores atuam como voluntários no projeto.

O Simulado do Enem é uma das ações do programa #ToNoEnem, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seduc.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.