O estudante da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, é o atual recordista brasileiro escolar na corrida de 400m e no salto em distância
Hentony dos Santos Carvalho, de 16 anos, é uma das promessas do atletismo Brasileiro e está entre os convocados para a semana de treinamento no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O estudante da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, permanece na capital paulista até o dia 5 de agosto, em uma rotina intensa de atividades com a seleção Sub-23.
A iniciativa é realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o intuito de promover o desenvolvimento de novos talentos do atletismo, oportunizando aos paratletas vivenciarem a rotina de treinamentos de alto rendimento. Os atletas que disputam provas de velocidade foram submetidos a testes físicos, de coordenação e flexibilidade.
Hentony Santos é o atual recordista brasileiro escolar, na classe T47, na corrida de 400m e no salto em distância. Ele acumula mais de 50 medalhas conquistadas em competições estaduais e nacionais. Só nas Paralimpíadas Escolares 2023 foram três ouros nas provas de 100m, 400m e ainda no salto em distância.
Esta é a segunda convocação de Hentony para a semana de treinamentos. “Está sendo uma experiência incrível. Estou aprendendo muito, treinando com técnicos da seleção principal e muito feliz, pois já estava esperando essa convocação, porque é aqui onde selecionam e convocam novos atletas promissores para competições internacionais juvenis”, relatou.
O paratleta tocantinense foi revelado nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O jovem é treinado pelo professor Rafael Gabarrão, da Escola Estadual Machado de Assis.
“Esse incentivo do Governo do Estado ao paradesporto possibilita a descoberta de talentos e a visibilidade aos nossos estudantes em eventos nacionais como as Paralimpíadas Escolares, o Meeting Paralímpico, que por sua vez são vitrines para os que se destacam, com possibilidade de disputarem competições internacionais. O Hentony tem um potencial incrível que está sendo reconhecido com mais uma convocação para treinar com a seleção de base”, relatou Rafael Gabarrão.