O estudante de 17 anos, Rubens Eduardo Freitas Saraiva, da 2ª série do Ensino Médio da Escola de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, será um dos palestrantes do 1º Simpósio de Informática e Tecnologia (Sintech) do Campus de Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O aluno ministrará palestra nesta quinta-feira, 22, às 14 horas, com o tema Segurança da Informação: Trabalhar para Proteger, a convite do IFTO.
O Sintech, que começou nesta quarta-feira, 21, e segue até a próxima sexta, 23, é voltado aos estudantes do curso técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Por meio de debates sobre tecnologia, robótica, games e educação tecnológica, além de discussões de práticas e a importância deste campo do conhecimento para a sociedade, o Sintech tem a proposta de mostrar os possíveis caminhos profissionais a serem percorridos pelos alunos quando concluírem o curso.
O aluno da rede estadual foi convidado para ministrar a palestra pelo Professor Mestre Dêmis Carlos Fonseca Gomes, do IFTO, campus Porto Nacional, Prof. de Informática com ênfase em programação e com pesquisas voltadas para robótica e automação. O professor conheceu as habilidades do estudante em TI na escola estadual, onde concedeu palestra na Disciplina Eletiva – Desafios do Pensamento / Robótica.
Rubens é presidente do Clube de Robótica da escola. Ele também possui experiência em Segurança da Informação, tendo prestado serviços para o IFTO. “Quando me convidaram para fazer a palestra achei inusitada e interessante a ideia de colocar um estudante tão jovem para falar sobre o assunto. Acredito que seja com a finalidade de incentivar os jovens a já começarem a entender e pesquisar mais sobre a área que têm conhecimento específico e que pretendem atuar e, assim, se esforçarem para conseguir o que querem. Fiquei muito feliz com o convite”, destacou.
Dimas Dias de Sena, professor de matemática e da disciplina eletiva Desafios do Pensamento – Robótica da ETI Professora Elizângela, disse que o aluno é um dos destaques da escola. “Recentemente montamos um clube de robótica, e o Rubens é um dos alunos integrantes. Rubens tem notável conhecimento na área de tecnologia e de programação, mesmo tão jovem. Tê-lo como aluno da escola é motivo de muito orgulho. É uma revelação da escola, autodidata, inclusive já está programando um curso no exterior para quando terminar o Ensino Médio”, frisou.