A Bayer, uma das maiores parceiras comerciais da Cooperativa Agroindustrial (Coapa), levou um grupo de 11 produtores rurais associados e colaboradores da cooperativa para conhecer seu parque industrial localizado no município de Belford Roxo, na região da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A visita ocorreu na manhã desta sexta-feira, 28.
Os cooperativistas de Pedro Afonso conheceram a maior unidade de produção da América Latina, com produção anual de 150 mil toneladas de produtos para a agricultura e matérias-primas básicas para poliuretano. O Parque Industrial de Belford Roxo ocupa uma área de 2 milhões de m² e também é a maior planta de formulação de inseticidas, fungicidas e herbicidas da Bayer CropScience em todo o mundo.
O parque industrial também abriga empresas parceiras como Haztec Tribel, especializada no tratamento e gerenciamento de resíduos industriais; Haztec Geoplan, que desenvolve soluções para abastecimento de água: Air Liquide, fornecedora de gases industriais; Ebamag, empresa de logística do Grupo Toniato; Mauser e Graham, fabricantes de embalagens plásticas.
Atualmente 1.400 pessoas trabalham no complexo industrial fundado há 60 anos, sendo que deste total, 600 atuam na Bayer e os demais nas empresas parceiras.
Os produtores e colaboradores da Coapa acompanharam todo o processo de produção, desde a adição do principio ativo até o setor de controle de qualidade. Além disso, receberam informações sobre os programas socioambientais desenvolvidos pela multinacional durante palestra no Centro de Treinamento e Visitantes, realizada pela equipe do Programa de Visitas Bayer.
Os participantes ficaram impressionados com a estrutura e organização do parque industrial, e afirmaram que foi uma oportunidade para reforçar a relação com a Bayer, empresa da qual a Coapa é representante comercial na região de Pedro Afonso.
“É impressionante a tecnologia empregada no complexo industrial para oferecer produtos de qualidade aos produtores rurais. Essa visita só estreita os nossos laços com a Bayer, uma grande parceira de negócios da Coapa”, avaliou o agricultor e conselheiro de Administração da Coapa Edis Sgorla.
Para o gerente geral da cooperativa, Nelzivan Carvalho Neves, foi possível constatar que a empresa está preocupada com a inovação. Ele também acredita ter sido uma oportunidade para os agricultores conhecerem o processo de fabricação dos produtos que eles utilizam nas lavouras.
Já o produtor rural João Hartmann, associado da Coapa há dois anos e que planta grãos no município de Bom Jesus do Tocantins, destacou que a tecnologia e a preocupação com a qualidade dos produtos foi o que mais lhe chamou atenção durante a visita ao complexo industrial da Bayer.
Participantes
Além da visita técnica, a comitiva de Pedro Afonso conheceu os principais atrativos turísticos do Rio de Janeiro.
O grupo foi composto pelos cooperados Edis Sgorla, Mário Okuyama, Juliano Sandri, Geraldo Cancellier, Clécio Capoani, Benjamin Hikokuro Baba, Leonardo Basso e João Hartmann; o gerente geral Nelzivan Carvalho Neves e os colaboradores da Unidade Técnica Eduarte Bonafede e Mário Queiroz. Eles foram acompanhados pelo responsável técnico do vendas da Bayer na região norte do Tocantins, Paulo Henrique Menezes Franco.