Estratégias e ações para Ciência, Tecnologia e Inovação no estado serão pautas de reunião da FAPT em Araguaína

logo

Conecte conosco

Estratégias e ações para Ciência, Tecnologia e Inovação no estado serão pautas de reunião da FAPT em Araguaína

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT) realiza na próxima quinta-feira, 14, às 9h, em Araguaína-TO, na região norte do estado, uma reunião para divulgar as ações e perspectivas para o desenvolvimento científico e tecnológico para o estado. Instituições de ensino e centros de pesquisas nas esferas federais, estaduais e municipais são o público-alvo do evento que acontecerá no Auditório II, do Bloco C, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Cimba.

Entre os assuntos em pauta estão as estratégias e ações para o fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, informações sobre a prorrogação e conclusão do Convênio Estruturante (FINEP/SEDEN/UNITINS/UFT/UNIRG), contratação de pesquisadores para estudos de temas relevantes referentes ao Sistema Único de Saúde (PPSUS). Além disso, parceria FAPT, Ministério de Saúde e CNPq.

Também serão tratados assuntos como o fortalecimento da FAPT, com destinação de 0,5% do Produto Interno Bruto – PIB do estado para as ações de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fundo Constitucional); bem como a implementação do Marco Legal da Ciência e Tecnologia para o incentivo às atividades de pesquisa científica do estado.

A reunião também tem o objetivo de construir pautas e ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018, cujo tema será “Ciência para a Redução das Desigualdades” que está diretamente relacionado aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades.

Segundo o professor e presidente da FAPT, Márcio da Silveira, essa reunião será uma excelente oportunidade para que a comunidade científica e os empresários possam apresentar suas demandas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Tocantins. “O Governo do estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa está dando a nós a oportunidade de construir uma agenda participativa e que traga resultados, além disso, é a oportunidade para que demonstremos a força e a união da comunidade acadêmica,” afirma o presidente.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA