logo

Conecte conosco

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências

Podem se inscrever estudantes do ensino fundamental e médio e as provas serão realizadas de forma online

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e estas podem ser feitas no portal http://www.onciencias.org, até o dia 2 de agosto. Podem se inscrever estudantes de qualquer parte do país, que estejam matriculados nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, alunos que cursam o ensino médio ou a 4ª série do ensino técnico e os discentes matriculados na Educação de Jovens e Adultos.

Cada escola que participar da ONC deverá eleger um professor que seja responsável para coordenar os trabalhos, pela organização das equipes de estudos e pela realização das provas.

A Olimpíada será realizada em duas etapas, sendo a primeira com previsão para ser realizada em entre os dias 5 e 6 de agosto, e a segunda etapa, no dia 3 de setembro. As atividades referentes às duas provas serão realizadas de forma on-line.

A Olimpíada Nacional de Ciências premiará os estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze e concederá menção honrosa aos participantes que acertarem pelo menos 50% das questões da 2ª fase da ONC 2021. A equipe que participar da olimpíada receberá certificados com 40 horas de atividades.

Olimpíada Nacional de Ciências

A olimpíada faz parte do Programa Ciência na Escola e é realizada por meio de cinco entidades científicas: Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A ONC é também uma ação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Entre os objetivos da olimpíada estão: estimular o interesse pelos estudos das ciências naturais, identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades e setores produtivos e contribuir para a melhora da qualidade do ensino na educação básica.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.