Pela Editora Veloso, de Gurupi, já está disponível o livro “Em busca do Pequi Dourado“. Trata-se de uma obra dramatúrgica que nasceu a partir de uma criação de espetáculo pelo Grupo Motirõ de Teatro, em Gurupi, tendo sido contemplada por Edital de Literatura lançado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio da Lei Aldir Blanc, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura.
Montagem suspensa
A proponente do projeto, a atriz Letticia Japiassu, explica que o espetáculo teve sua montagem suspensa devido a pandemia, e foi nesse período de pausa que surgiu o projeto que foi aprovado pela Lei de apoio à cultura Aldir Blanc, de uma peça autoral do grupo para um livro físico de literatura infanto-juvenil.
Comicidade
A obra apresenta a comicidade popular em um contexto cultural de um Tocantins estilo regionalista e de faroeste, de drama e comédia, com mocinhos e vilões, em retrato de oprimidos e opressores que vivem em um cenário de seca em pleno cerrado do Jalapão. E que, somente encontrando o fruto do pequi, poderão trazer chuva e prosperidade para a região da imaginária Capim Dourado City.
Distribuição
Lettícia Japiassu informa que grande parte do livro publicado está sendo doada às bibliotecas de escolas da Rede Estadual de Educação, demais Instituições públicas e comunitárias, de forma a contemplar alunos, jovens e artistas com uma obra de autoria regional. Já uma pequena parte disponível, foi colocada à venda como meio de propagar a obra para outros grupos de montagem e de apoio e manutenção ao Grupo Motirõ que estiveram na produção da dramaturgia.
Criação coletiva
“Buscamos trazer uma composição singular e criativa, que pudesse unir a peça com o Lettering (arte de desenhar letras) e as ilustrações. Tudo criado pelos integrantes do nosso grupo”, destaca Lettícia Japiassu.
Elenco
No elenco do espetáculo teatral “Em busca do Pequi Dourado” estão Fernando França (diretor e dramaturgo) e os atores Adriana Mendonça (Madame Serra Machado), Leonardo Santos (Xerife), Raimundo Oliveira (Beto Chambari), Romário Cosme (Colombiano), Letticia Japiassu (Caliandra) e Thaynara Oliveira (Chuveiro Sempre Viva). Guilherme Vieira assina a sonoplastia do espetáculo.