Escritor de livro sobre gestão de custos hospitalares ministra palestra para gestores da Saúde

logo

Conecte conosco

Escritor de livro sobre gestão de custos hospitalares ministra palestra para gestores da Saúde

Servidores, lideranças administrativas da saúde e gestores de hospitais do Tocantins participaram nesta quarta-feira, 22, de palestra sobre “Gestão Estratégica: Impacto dos Custos e o Valor do Planejamento para a obtenção de melhores resultados na Saúde Pública”. A palestra foi ministrada pelo especialista em planejamento focado em resultados e autor do livro “Gestão de custos hospitalares: técnicas, análise e tomada de decisão”, Afonso José de Matos na sede da Secretaria do Estado da Saúde, em Palmas.

Afonso José de Matos - palestrante sobre Gestão para Excelência - Laiany AlvesO escritor falou sobre gestão de estratégia de custo e o valor do resultado para o segmento de saúde pública. Também foram discutidos fatores que influenciam a obtenção de resultados e como o planejamento bem executado pode gerar resultado em qualificação dos serviços de saúde.

Afonso de Matos ressaltou, entre outros pontos, que gestão de serviços se baseia em informações qualificadas. “Precisamos saber quanto custa uma permanência do paciente, quanto custa uma cirurgia, um exame, quanto custa naturalmente à série de serviços médicos dentro do hospital. Precisamos construir parâmetros de custeio da nossa organização, não só a produção de serviço, mas a utilização, nós temos que tomar o contato com o custo final da atenção ao paciente, seja o paciente complexo ou muito simples, para qualificar melhor o financiamento, nós temos que planejar melhor o financiamento, a distribuição dos recursos”, ressaltou.

Segundo o especialista, o financiamento público de serviços de saúde só se torna viável se os custos forem ricamente justificáveis. “Não podemos mais ficar atendendo demandas desqualificadas de informação. E sem informações podemos no mínimo ser injustos, exatamente na dosagem do recurso, essa é uma responsabilidade que cabe a todos nós. E sem informações podemos estar sendo injustos”, alertou.

Gestão colaborativa

Secretário Marcos Musafir - palestra Gestão para Excelência - Laiany Alves“Mais recurso não significa mais qualidade. Nós precisamos compreender que naturalmente nós podemos fazer mais qualidade não necessariamente com mais recurso, mas com mais gestão”, ressaltou ao apresentar exemplos de demonstração de como materializar conceitos de qualificação da gestão através de ferramentas de monitoramento de custeio em nuvem.

Durante a palestra foi ressaltada a importância do papel dos profissionais que atuam nos serviços de saúde como corresponsáveis pela gestão bem sucedida. “O melhor gestor de custos não é quem mais entende de custos, mas quem mais entende da atividade”, completou o escritor.

O secretário do Estado da Saúde, Marcos Musafir, ressaltou ainda que “qualquer que seja o setor é sempre possível melhorar. Temos uma equipe fantástica, dedicada, séria, com vontade de fazer a saúde dar certo e temos estimulado isso. Hoje sabemos que o mais alto custo do governo é saúde e temos que saber gerenciar melhor. Este estado não tem salário atrasado, que é uma raridade no serviço público. Mas na saúde a gente precisa de informação”, disse, ao agradecer a disponibilidade de Matos em realizar a palestra gratuitamente à equipe técnica da Secretaria.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA