Avaliação é realizada por amostragem e contribui para o diagnóstico da educação básica no Brasil
As escolas de ensinos fundamental e médio sorteadas para compor amostra do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019 devem confirmar participação até 14 de junho. O prazo foi prorrogado, e as instituições receberam um e-mail com todas as orientações para confirmar a participação das turmas. Cerca de 350 escolas públicas e particulares do Tocantins foram sorteadas para participar.
A avaliação será realizada entre 21 de outubro e 1º de novembro. Os resultados das avaliações das redes de ensino, por unidade da Federação e regiões, contribuem para o diagnóstico da educação brasileira e elaboração das políticas públicas. Os resultados do Saeb, combinados com dados do Censo Escolar, permitem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
No Tocantins, para garantir a participação de 100% das escolas convidadas, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está mobilizando as unidades de ensino por meio da Gerência de Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
“Realizamos o contato prévio com as escolas sorteadas e agora estamos acionando individualmente aquelas que ainda não confirmaram a adesão. É de extrema importância que as unidades escolares participem e colaborem para que tenhamos um diagnóstico mais completo da educação básica no nosso Estado”, enfatizou a interlocutora suplente do Inep no Tocantins, Francinete Soares.
Aplicação por amostragem
As avaliações do Saeb 2019 serão por amostragem. A aplicação será censitária e abrangerá as escolas públicas localizadas em zonas urbanas e rurais que tenham dez ou mais estudantes matriculados no 5º e no 9º ano do ensino fundamental, e no último ano do ensino médio.
Na rede particular, o recorte amostral do Saeb avaliará as instituições que tenham dez ou mais estudantes matriculados em turmas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio (regular e integrado).
Haverá ainda aplicação das provas em escolas públicas e privadas que tenham dez ou mais estudantes matriculados em turmas do 9º ano do ensino fundamental para aplicação dos testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas; e de escolas públicas e privadas com o mesmo quantitativo de estudantes em turmas de 2º ano do ensino fundamental para aplicação dos testes de Língua Portuguesa e Matemática.
A etapa da educação infantil será avaliada por meio de aplicação de questionários para as instituições públicas ou conveniadas com o setor público que tenham turmas de creche ou pré-escola.
Resultados
Conforme calendário do Inep, os resultados preliminares serão divulgados em maio de 2020. Os resultados finais, em agosto de 2020; e os microdados, em dezembro do mesmo ano.
O sistema de avaliação externa de larga escala também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional.
Contatos
As escolas selecionadas podem solucionar dúvidas por meio do Guia de Orientações do Sistema ou pelo e-mail [email protected]. É necessário informar o código da escola no Censo Escolar. No Tocantins, a Seduc disponibiliza ainda o número (63) 3218-6132 para maiores esclarecimentos.