Escolas sorteadas têm até dia 14 de junho para confirmar participação na prova do Saeb 2019

logo

Conecte conosco

Escolas sorteadas têm até dia 14 de junho para confirmar participação na prova do Saeb 2019

Avaliação é realizada por amostragem e contribui para o diagnóstico da educação básica no Brasil

As escolas de ensinos fundamental e médio sorteadas para compor amostra do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019 devem confirmar participação até 14 de junho. O prazo foi prorrogado, e as instituições receberam um e-mail com todas as orientações para confirmar a participação das turmas. Cerca de 350 escolas públicas e particulares do Tocantins foram sorteadas para participar.

A avaliação será realizada entre 21 de outubro e 1º de novembro. Os resultados das avaliações das redes de ensino, por unidade da Federação e regiões, contribuem para o diagnóstico da educação brasileira e elaboração das políticas públicas. Os resultados do Saeb, combinados com dados do Censo Escolar, permitem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

No Tocantins, para garantir a participação de 100% das escolas convidadas, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está mobilizando as unidades de ensino por meio da Gerência de Currículo e Avaliação da Aprendizagem.

“Realizamos o contato prévio com as escolas sorteadas e agora estamos acionando individualmente aquelas que ainda não confirmaram a adesão. É de extrema importância que as unidades escolares participem e colaborem para que tenhamos um diagnóstico mais completo da educação básica no nosso Estado”, enfatizou a interlocutora suplente do Inep no Tocantins, Francinete Soares.

Aplicação por amostragem

As avaliações do Saeb 2019 serão por amostragem. A aplicação será censitária e abrangerá as escolas públicas localizadas em zonas urbanas e rurais que tenham dez ou mais estudantes matriculados no 5º e no 9º ano do ensino fundamental, e no último ano do ensino médio.

Na rede particular, o recorte amostral do Saeb avaliará as instituições que tenham dez ou mais estudantes matriculados em turmas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio (regular e integrado).

Haverá ainda aplicação das provas em escolas públicas e privadas que tenham dez ou mais estudantes matriculados em turmas do 9º ano do ensino fundamental para aplicação dos testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas; e de escolas públicas e privadas com o mesmo quantitativo de estudantes em turmas de 2º ano do ensino fundamental para aplicação dos testes de Língua Portuguesa e Matemática.

A etapa da educação infantil será avaliada por meio de aplicação de questionários para as instituições públicas ou conveniadas com o setor público que tenham turmas de creche ou pré-escola.

Resultados

Conforme calendário do Inep, os resultados preliminares serão divulgados em maio de 2020. Os resultados finais, em agosto de 2020; e os microdados, em dezembro do mesmo ano.

O sistema de avaliação externa de larga escala também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional.

Contatos

As escolas selecionadas podem solucionar dúvidas por meio do Guia de Orientações do Sistema ou pelo e-mail [email protected]. É necessário informar o código da escola no Censo Escolar. No Tocantins, a Seduc disponibiliza ainda o número (63) 3218-6132 para maiores esclarecimentos.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA