Começou a ser realizada nesta sexta-feira, 03, nas unidades escolares da rede municipal da Educação de Gurupi uma programação especial pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo domingo 5 de junho. Palestras, passeios com visitas guiadas a áreas de conservação naturais, apresentações culturais e confecção de materiais temáticos estão envolvendo os estudantes das 26 unidades escolares do município, desde a educação infantil ao ensino fundamental.
Todas as ações fazem parte do Plano Político Pedagógico (PPP) que neste caso, trouxe o tema da preservação ambiental para ser discutido nas escolas por meio da execução de projetos pedagógicos. Essa programação já estava prevista no Calendário Escolar ano letivo 2022 da rede municipal da Educação de Gurupi. “Os professores trabalharam essas ações durante todo o semestre e chegam agora, com a culminância dessas atividades na semana do meio ambiente, justamente com o apoio de toda uma rede de parceiros, como Corpo de Bombeiros, BPMA, UFT, Secretaria de Meio Ambiente e Naturatins, e a nossa SEMEG que é quem faz acontecer, põe em prática todos esses projetos com nossos estudantes”, explicou o Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes.
Ainda segundo Abrantes, o objetivo dessa série de ações é estimular as discussões sobre meio ambiente em cada unidade de ensino, fomentando atitudes que gerem mudanças positivas. “Estamos trazendo toda uma reflexão em relação ao meio ambiente incluído também a questão da reciclagem nas abordagens nas unidades escolares fazendo com que o aluno seja consciente com relação ao uso de materiais, produção de lixo tanto em casa quanto na escola e pela cidade. Dentro de casa, na família e na comunidade na qual está inserido, que o aluno seja esse agente transformador e multiplicador sobre o uso consciente de nossos recursos naturais”, pontuou o Secretário.
Programação
Na Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim no Jardim dos Buritis, os familiares dos estudantes também colocaram a mão na massa confeccionando brinquedos juntamente com os alunos. O trabalho fez parte do projeto ‘Reutilizar para Conservar’ que contou com aulas para turmas da pré-alfabetização e maternal sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo para cuidar do meio ambiente.
Já na Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota no Setor União V, as turmas de alunos dos 3º ao 5º ano, tanto matutino quanto vespertino, deixaram a sala de aula para aprender ao ar livre no Parque Mutuca. “Dividimos as turmas em blocos de alunos para a visita guiada, numeramos cada um para evitar qualquer possível contratempo e ficou tudo muito organizado e proveitoso. A presença dos alunos no parque chamou muito a atenção de outros visitantes e nossos estudantes também ficaram encantados com o que viram aprenderam sobre a natureza do lugar”, comemorou a diretora escolar, Vizana Maria Ferreira, acrescentando que os estudantes do 1º e 2º ano dos dois turnos ficam na unidade escolar em atividades que tratam da reciclagem de materiais reutilizáveis e preservação do meio ambiente.
A programação pela Semana do Meio Ambiente deu ênfase em palestras educativas na Escola Municipal Lenival Correia Ferreira, localizada no bairro Alto da Boa Vista. “Também, como todas as demais escolas do Estado, fazemos parte do Protocolo do Fogo, por isso, a importância dessa participação do Corpo de Bombeiros trazendo essas informações e fazendo um alerta em relação ao perigo que representam as queimadas. Outra palestra sobre o meio ambiente foi com o Naturatins”, disse Elizangela Aguiar, diretora da escola.
Calendário
Até 12 de junho, quando se encerra a programação, a Semana do Meio Ambiente deverá contribuir para a aprendizagem de crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino. Todos os projetos colocados em prática fazem referência não só ao Dia Mundial do Meio Ambiente, mas ao Dia da Ecologia e ao Dia Nacional da Reciclagem, todos comemorados em 5 de junho de 2022. As três datas foram reunidas por estarem interligadas, e dessa forma, em conjunto servem como um dia para conscientizar a população em relação às pautas mais importantes quando o assunto são os cuidados com o planeta.