A Escola Municipal Divina Ribeiro Borges juntamente com a Escola Estadual Tarso Dutra estão nos preparativos para apresentar o Desfile 7 de Setembro. O pátio e auditório da Escola Divina Ribeiro Borges se transformaram em um grande barracão de produção. Lá você encontra costureiras que estão a todo vapor na confecção dos figurinos dos alunos, o pessoal na montagem das alegorias e a turminha diariamente ensaia para apresentar uma linda fanfarra.
O diretor da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, Iomar Morais, destaca que o tema da festa cívica será “A Escola proclamando a Independência do Brasil”. Segundo ele, o tema está relacionado com a necessidade de valorizar, junto aos alunos e comunidade, o Brasil como um país diversificado desde sua formação humana, suas riquezas, suas belezas naturais, sua história de “Independência” sobre os olhares críticos e construtores de novos conhecimentos.
“A Escola proclamando a Independência do Brasil, pretende refletir sobre a independência a partir do lugar onde o aluno está, sua escola, seus valores, seus costumes, suas práticas sociais, e inclusive, o Brasil não só da independência, mas o Brasil dos dias atuais. Fato que não foge à história, nem ao objetivo principal dessa data cívica tão importante para os brasileiros, em sua participação como sujeitos desse país, seja no campo, nas cidades ou e outros lugares”, destaca o diretor.
Cerca de 600 alunos vão à avenida e levarão as comissões com subtemas diversos como O Brasil até abril de 1.500 (antes do Descobrimento.), Fauna e Flora Brasileira; o Brasil Colônia; A Chegada dos Portugueses, as Capitanias Hereditárias; os Governos; os Jesuítas, Revoltas no Brasil; a Independência do Brasil, proclamada em 1822; Processo de abolição da escravatura no Brasil; Proclamação da República, as fases da república que são: República Velha, Era Vargas, República Populista, Ditadura Militar e Nova República, entre outros assuntos atuais como a Operação Lavajato.
O desfile que será uma verdadeira aula de história acontecerá a partir das 8h nesta quinta-feira, 07 de setembro, na Avenida Bernardo Sayão.