Os estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Escola Presbiteriana, de Colinas do Tocantins, desenvolveram atividades virtuais de educação para o trânsito.
Com o livro do Programa Trânsito Legal, a professora explorou textos e atividades, com leituras e debates por meio do Google Meet.
A professora de projeto de vida, Marleide Maria, responsável pelo desenvolvimento das atividades, contou que o envolvimento dos estudantes foi melhor do que o esperado.
“O mais interessante foi obter a participação de pais colaborando com a proposta de estudos. Percebi que era de extrema importância aprofundar mais sobre as noções do trânsito para que eles pudessem obter mais conhecimento sobre o assunto, que irão levar para toda a vida. A cada capítulo, os estudantes gostavam mais e participavam fazendo perguntas, expondo pontos de vista”, detalhou.
Com o estudo do material Trânsito Legal, os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre assuntos e temas relacionados ao trânsito, como os significados das placas, as faixas e semáforos, entre outros sinais, que contribuem para uma trajetória de aprendizado significativa, dentro do objetivo de conhecimento de Projeto de Vida, a ser utilizado no dia a dia.
Para o estudante Samuel Bispo da Silva, o aprendizado foi importante para a conscientização sobre a segurança no trânsito.
“Com as leituras do livro Trânsito Legal e as pesquisas, aprendemos vários conteúdos e temas importantes sobre trânsito, como placas de sinalização, medidas de segurança, além do que podemos e não devemos fazer. Aprendemos que drogas e direção é uma combinação fatal e que as leis de trânsito nos alertam sobre os perigos de dirigir sem atenção às normas de segurança”.
Além de estudar e debater sobre a importância da educação para o trânsito, os estudantes agruparam informações sobre as sinalizações do município de Colinas e produziram um vídeo de conscientização, que foi divulgado na página do Facebook da unidade escolar.