As comemorações dos 70 anos do Colégio Estadual Duque de Caxias foram encerradas na tarde deste sábado, 26, com um desfile cívico que reuniu mais de 600 pessoas em Taquaruçu. Em um trajeto de mais de 2km, o grupo saiu caminhou da unidade escolar até a praça do Distrito, passando pelas principais avenidas.
Dividido em 21 pelotões que representaram as pessoas que passaram pela escola desde a década de 40, alunos caracterizaram-se com os principais personagens da literatura brasileira.
Emocionado, o diretor da unidade Maximiano Santos Bezerra agradeceu a participação de todos durante os dias de comemorações, que foi iniciada em 23 de agosto, e destacou o apoio da comunidade que participou e contribuiu para a festa.
A estudante Mariana Felix, da 2ª série do ensino médio contou que faz parte da comunidade escolar desde o 2º ano do ensino fundamental. A aluna disse que durante as comemorações foi possível rever ex-colegas e professores. “Além de conhecer um pouco mais da história da nossa escola, essa comemoração serviu ainda para que reencontrássemos colegas que mudaram-se para outras cidades ou até mesmo escolas. Pude ainda rever professores da minha época do ensino fundamental. Hoje não tenho palavras pra descrever a emoção desta festa”, disse.
Tereza Felix, coordenadora pedagógica da escola e mãe de Mariana Felix lembrou que já foi docente da unidade, em 1998. “Quando cheguei em Taquaruçu para lecionar na escola dava aula de Metodologia de Ensino, uma disciplina do Magistério. De lá pra cá, me efetivei, e passei por várias funções, mas sempre no Colégio Duque de Caxias. Há 19 anos acompanho a evolução da escola no pedagógico e também na infraestrutura”, salientou.
A pernambucana frisou ainda que ao chegar na unidade a estrutura física funcionava em outro local, e só em 2002 mudaram para a atual sede, maior e mais estruturada. Hoje, segundo ela, o Colégio oferta ensino fundamental e médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
No pelotão de ex-funcionários, a servidora da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Eliana Wildner lembrou que iniciou sua carreira na educação como supervisora educacional do Colégio. “Trabalhei no Duque de Caxias de 1994 a 2000, diariamente saída de Palmas em direção ao Distrito, no qual trabalhava pela manhã e tarde. Hoje ao participar deste desfile me recordo de bons tempos, aqui mais do que colegas de profissão fiz amigos, e sempre que posso retorno para uma visita e bate-papo com os alunos”.
Ao som da fanfarra do Colégio Militar de Palmas o desfile que teve também a participação de alunos, ex-alunos, ex-funcionários, ciclistas, motociclistas e cavaleiros atraíram a atenção de moradores e turistas que reuniram na praça para o encerramento das atividades com um show de forró do cantor Tony Halley.