A Escola Municipal Dona Júlia Pelegrin, em Lagoa da Confusão, realizou nesta sexta-feira (04), a culminância do projeto “Todos contra o mosquito Aedes Aegipty”, que teve início no dia 23 de fevereiro e que mobilizou toda a comunidade escolar.
A gestora da escola, Rejane Pereira, explicou que o objetivo dessa ação foi o desenvolver um amplo trabalho com os alunos visando conscientizá-los quanto à importância de se prevenir contra o mosquito transmissor da Dengue, da Chikungunya e do Zika Vírus, pois são doenças graves e que podem levar a pessoa a óbito.
Durante o período de realização desse projeto, os alunos puderam conhecer as diversas formas de contágio, sintomas, prevenção e tratamento dessas doenças, bem como, reconhecer a importância dos hábitos de higiene com forma de manter a saúde e prevenir doenças.
Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer melhor a origem do mosquito Aedes Aegipty e foram incentivados tomar atitudes que colaborem para acabar com o mosquito na cidade.
Sobre a Dengue
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegipty. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.
Sobre a Chikungunya
A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitosAedes Aegipty e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.
O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes Aegipty e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.
___
Parceiros: