Escola de Gurupi promove Festival de Talentos Afro em comemoração ao Dia da Consciência Negra

logo

Conecte conosco

Escola de Gurupi promove Festival de Talentos Afro em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, a Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa realizou no último sábado, 25, um projeto que visa valorizar a cultura negra e elevar a autoestima dos alunos através do reconhecimento dos seus talentos.

O principal objetivo foi de proporcionar um momento de interação e culminância entre as disciplinas do Ensino Fundamental e Médio, buscando ainda, socializar talentos pertinentes à dança e à música e promover a conscientização e a valorização da cultura negra. Ter consciência nesse contexto significa compreender que somos diferentes.

Durante o evento, os alunos apresentaram à comunidade escolar todos os trabalhos das disciplinas de Arte, História, Sociologia, Filosofia e de Educação Física desenvolvidas por acadêmicos/bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (Pibid).

A professora Daniele Gross, uma das coordenadoras do projeto, disse que o mesmo recebeu o nome de Festival de Talentos Afro para “a valorização da cultura negra a interação dos alunos, que têm a oportunidade de mostrar os seus talentos”, ressaltou.

De acordo com a professora Claudia Helena Leal, o projeto da consciência tem o objetivo de identificar e conhecer as especificidades e cultura afro-brasileira, reconhecendo as diferenças nas vivências humanas, presentes na sua realidade em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço, aceitando as diferenças sociais e étnico-racial. “Dessa maneira, nossos alunos da Escola Joaquim Pereira da Costa aprendem na prática, há como respeitar as diferenças”, esclareceu.

O evento contou com apresentações de danças, músicas e um concurso de Miss e Mister Beleza Negra, realizado no matutino e no vespertino.

No período do matutino, os campeões foram os alunos Matheus Silva Tavares e Ketli Rios e no vespertino, Heder Jefter Gonçalves Gomes e Mikaelly Ferreira da Silva.

Também foram eleitos Miss e Mister Beleza Negra – Leila Novais/Governo do Tocantins

 

O evento contou com apresentações de danças e músicas – Leila Novais/Governo do Tocantins

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA