Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, a Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa realizou no último sábado, 25, um projeto que visa valorizar a cultura negra e elevar a autoestima dos alunos através do reconhecimento dos seus talentos.
O principal objetivo foi de proporcionar um momento de interação e culminância entre as disciplinas do Ensino Fundamental e Médio, buscando ainda, socializar talentos pertinentes à dança e à música e promover a conscientização e a valorização da cultura negra. Ter consciência nesse contexto significa compreender que somos diferentes.
Durante o evento, os alunos apresentaram à comunidade escolar todos os trabalhos das disciplinas de Arte, História, Sociologia, Filosofia e de Educação Física desenvolvidas por acadêmicos/bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (Pibid).
A professora Daniele Gross, uma das coordenadoras do projeto, disse que o mesmo recebeu o nome de Festival de Talentos Afro para “a valorização da cultura negra a interação dos alunos, que têm a oportunidade de mostrar os seus talentos”, ressaltou.
De acordo com a professora Claudia Helena Leal, o projeto da consciência tem o objetivo de identificar e conhecer as especificidades e cultura afro-brasileira, reconhecendo as diferenças nas vivências humanas, presentes na sua realidade em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço, aceitando as diferenças sociais e étnico-racial. “Dessa maneira, nossos alunos da Escola Joaquim Pereira da Costa aprendem na prática, há como respeitar as diferenças”, esclareceu.
O evento contou com apresentações de danças, músicas e um concurso de Miss e Mister Beleza Negra, realizado no matutino e no vespertino.
No período do matutino, os campeões foram os alunos Matheus Silva Tavares e Ketli Rios e no vespertino, Heder Jefter Gonçalves Gomes e Mikaelly Ferreira da Silva.