logo

Conecte conosco

Escândalo em Formoso do Araguaia: Comissão Processante é Instaurada Contra Prefeito e Vice após Denúncia de Desvios

Vereadores votam pela investigação baseada na Operação Dubai, enquanto cidade aguarda desdobramentos do caso.

Em uma decisão que aconteceu nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, a Câmara Municipal de Formoso do Araguaia aprovou, por uma ampla maioria de 9 dos 11 vereadores, a instauração de uma comissão processante contra o prefeito Heno Rodrigues e seu vice, Israel Kawe.

A denúncia que desencadeou essa medida surgiu do empresário José Luís Venâncio e tem como base os desdobramentos da Operação Dubai, uma investigação que expõe alegados desvios em um contrato vultoso de R$ 2.203.260,64, firmado com recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) em 2022.

Entre os vereadores favoráveis à instauração da comissão processante destacam-se nomes como Sebastião Coelho, Euibras Moreira, Francisnaldo Sousa, Dijalma Santos, Adão Coutinho, Robson Haritianã, Rosa Maria (Rosinha JB), Josafá Paz e Gabriel Bezerra. Apenas José Cleves mostrou-se contrário à medida. Notavelmente, o presidente da Casa de Leis, Felipe Souza, não pôde expressar seu posicionamento por questões legais.

A denúncia que fundamenta esta ação parlamentar é uma decorrência direta da Operação Dubai, que ganhou destaque após uma operação da Polícia Federal no último dia 1º de fevereiro onde teve a prisão do prefeito Heno Rodrigues por porte ilegal de arma. Após o pagamento de fiança, Rodrigues foi liberado, enquanto o vice, Israel Kawe, alegou não ser alvo das investigações da Polícia Federal e reforçou não estar envolvido na gestão em questão.

Com a aprovação do recebimento da denúncia, o presidente da Câmara, Felipe Souza, realizou um sorteio para determinar os membros da comissão processante, que ficaram definidos como Gabriel Bezerra, Dijalma Santos e Adão Coutinho. Agora, cabe à comissão designar os cargos de presidente e relator, dando prosseguimento ao processo de investigação.

O vice-prefeito Israel Kawê emitiu uma nota logo após a operação que ocorreu na cidade afirmando que nunca teve e não tem nenhum envolvimento com o assunto da operação em questão. Leia a nota clicando aqui.

O desfecho deste episódio é aguardado com grande expectativa, prometendo agitar ainda mais o cenário político da cidade de Formoso do Araguaia. Os olhares da população estão voltados para os desdobramentos em que a Câmara Municipal tomará.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA