Equipes multiprofissionais das 13 Superintendências Regionais de Educação concluem curso do Programa Escola de Emoções

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Equipes multiprofissionais das 13 Superintendências Regionais de Educação concluem curso do Programa Escola de Emoções

Formação promovida pela Secretaria de Estado da Educação teve início em maio de 2023 e contemplou 33 servidores, que atuarão como multiplicadores nas 502 unidades de ensino da rede estadual

Buscando implementar o desenvolvimento de competências socioemocionais nas escolas públicas de todo o território tocantinense, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), criou o Programa Escola de Emoções. Desde 2023, diversas ações que integram a iniciativa têm sido realizadas, dentre elas a formação ‘Competências Socioemocionais no Contexto Escolar’. A conclusão do curso ocorreu nessa terça-feira, 12.

A capacitação foi iniciada em maio de 2023 e contemplou 33 servidores das equipes multiprofissionais das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs), incluindo assessores, orientadores educacionais, psicólogos e assistentes sociais. Os profissionais serão multiplicadores e atenderão às equipes multiprofissionais das 502 unidades escolares da rede estadual.

Ao longo do curso, foram abordadas as orientações para o planejamento e operacionalização do Programa Escola de Emoções em cada uma das Modalidades Educacionais ofertadas pela rede. Foram trabalhadas temáticas como Violência Escolar e Saúde Mental; Integração do Trabalho Multiprofissional; Comunicação não Violenta/ Comunicação Assertiva; Relacionamentos Interpessoais na Escola, dentre outros temas que visam contribuir para a formação das competências socioemocionais dos estudantes.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Competências Socioeducacionais da Seduc, Isolda Pacini, as competências emocionais desempenham papel fundamental para a formação integral dos estudantes.

“O programa atua capacitando os estudantes para enfrentarem os desafios cotidianos, minimizando os problemas de violências, com base no entendimento de que as competências socioemocionais devem ser trabalhadas intencionalmente no contexto escolar e interligadas às competências cognitivo-acadêmicas delineadas na proposta curricular do Estado. O êxito desse trabalho impacta positivamente na qualidade de vida e consequentemente na qualidade da aprendizagem dos nossos estudantes”, pontuou.

Conforme a gerente de Desenvolvimento Socioemocional da Seduc, Verny Fucks, o curso abordou ainda uma proposta de trabalho de prevenção, de diagnóstico e com atuação da equipe multiprofissional com foco na empatia, na escuta ativa e na comunicação assertiva, em busca da harmonia no ambiente escolar.

“O conhecimento socioemocional é um diferencial na vida das pessoas, com impacto nas relações interpessoais e no trabalho. Na escola não é diferente, para que haja um bom aproveitamento cognitivo é preciso que o estudante esteja emocionalmente bem. O curso teve conteúdos específicos com base em situações demandadas pelas unidades escolares buscando orientar e apoiar as equipes multiprofissionais a atuarem de forma que a escola seja um ambiente sem violência, de mais empatia e por meio de um trabalho integrado”, relatou.

Impressões dos cursistas

Mesmo antes do encerramento do curso, o conhecimento tem impactado a realidade das escolas e transformado a vida dos estudantes, conforme o relato dos cursistas. Karla Azevedo, orientadora educacional da SRE de Araguatins é uma das participantes. “Tivemos um ganho muito grande na compreensão do quanto as emoções fazem parte do processo de aprendizagem e o reflexo tem sido maravilhoso no trabalho das equipes, que têm se aprofundado e refletido sobre as temáticas para que tenhamos um olhar mais aguçado, mais humano e transformador na vida dos nossos estudantes”, afirmou.

Ana Teixeira, assistente social da SRE de Guaraí, avaliou o curso como maravilhoso. “Observamos o processo gradual e de consolidação desse trabalho tão importante de combate à intolerância, com aplicabilidade da inteligência socioemocional nas nossas unidades escolares, que é desafiadora, mas extremamente necessária”.

“A formação veio para melhorar nosso cotidiano, nossa prática pedagógica e as nossas próprias competências emocionais. Tudo o que aprendemos nessa jornada socioemocional tem reflexos nas nossas habilidades pessoais e profissionais, o que impacta também nas habilidades dos nossos estudantes”, pontuou Valéria Moraes, assessora da SRE de Tocantinópolis.

Material para escolas e famílias

Além da capacitação para os servidores, o programa prevê a entrega de recursos didáticos personalizados e adaptados ao nível de aprendizado, em conformidade com as competências socioemocionais delineadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A coleção Escola de Emoções contempla estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e as três séries do ensino médio e é destinada aos estudantes, professores e à família.

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