Hospital conta com 20 nutricionistas distribuídos nas áreas de clínica médica, neuro, oncologia, cirurgia, UTI, pronto socorro entre outros
Para acolher e ofertar uma atenção especial aos pacientes e seus familiares o Hospital Geral de Palmas (HGP) conta com profissionais qualificados também na área da nutrição que atuam na produção das refeições e no atendimento direto ao paciente (nutricionista clínico).
Dentro da unidade, a função do nutricionista, que tem seu dia celebrado em todos 31 de agosto, é identificar e prevenir a desnutrição em ambiente hospitalar. Com isso, a equipe realiza visitas frequentes aos pacientes onde é feita a adaptação da dieta à patologia e à aceitação do paciente, é identificado e amenizado os motivos da baixa aceitação, e, assim garantir uma ingestão adequada de calorias, proteínas e nutrientes.
A nutricionista da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Luciana Ribeiro Cançado explica que o trabalho realizado é focado no bem estar do paciente. “Quando todas as manobras dietéticas não forem suficientes indicamos, depois de discutido com a equipe médica, a passagem de sonda para o uso da dieta enteral” .
A nutricionista Nathália Camargo Bertuol que trabalha há seis anos no HGP fala da sua atuação na área hospitalar. “É muito gratificante atuar auxiliando a nutrição do paciente para que possa evoluir no tratamento e receber alta o quanto antes”, destacou.
A nutrição é parte importante no tratamento clínico dos pacientes, tendo em visto isso, o HGP por meio da equipe de nutrição clínica lançou a campanha “Combate à Desnutrição Hospitalar”, para a sensibilização da equipe multiprofissional sobre a importância deste tema.
Para o diretor técnico do HGP, Luciano Lopes “é uma campanha muito importante pois a abreviação do jejum está intimamente relacionada à otimização da recuperação do paciente cirúrgico, ao controle glicêmico e consequentemente um menor tempo de internação hospitalar. Contamos com adesão dos profissionais nesta ação”, afirmou.