Equipe da Superintendência Regional de Educação de Gurupi participa do I Seminário de Boas Práticas em Crixás do Tocantins

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Equipe da Superintendência Regional de Educação de Gurupi participa do I Seminário de Boas Práticas em Crixás do Tocantins

Psicóloga e Orientadora Educacional conduzem palestra sobre a importância das competências socioemocionais e comunicação no desenvolvimento integral dos estudantes.

Nesta sexta-feira, dia 08 de novembro, a cidade de Crixás do Tocantins recebeu a equipe multiprofissional da Superintendência Regional de Educação de Gurupi para o I Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Mais. Representada pela psicóloga Kalliny Araújo e pela orientadora educacional Susany Rocha, a equipe marcou presença ao compartilhar conhecimentos e experiências em uma palestra focada em temas essenciais para o crescimento emocional e social dos estudantes, como acolhimento, comunicação não violenta e escuta ativa.

A importância das competências socioemocionais na escola

Durante a palestra, Kalliny Araújo e Susany Rocha enfatizaram a relevância das competências socioemocionais na formação dos jovens, destacando que o desenvolvimento integral do estudante vai além das habilidades acadêmicas. “Trabalhar o emocional é essencial para que os alunos consigam enfrentar desafios com resiliência, lidar com as próprias emoções e interagir de maneira mais saudável no ambiente escolar”, comentou Kalliny Araújo.

A psicóloga apontou que o desenvolvimento dessas competências ajuda a reduzir conflitos em sala de aula e permite que o aluno construa relações mais significativas, tanto com os colegas quanto com professores.

Acolhimento e escuta ativa: o papel de uma educação humanizada

Outro ponto destacado pela equipe foi a importância do acolhimento e da escuta ativa. Susany Rocha, orientadora educacional, enfatizou que esses elementos são fundamentais para promover um ambiente de confiança mútua entre alunos e educadores. “É preciso que os estudantes se sintam ouvidos e respeitados. Isso fortalece o vínculo entre aluno e escola, criando um espaço seguro para o aprendizado”, explicou Susany.

Esse enfoque humanizado busca proporcionar aos alunos um suporte emocional que favorece o processo de ensino e aprendizagem. A ideia é que, ao se sentirem acolhidos, os estudantes se sintam mais engajados e motivados a aprender.

Comunicação não violenta para um ambiente escolar mais empático

A comunicação não violenta também foi um tema central na palestra. Kalliny Araújo destacou como essa abordagem pode transformar o diálogo na escola, promovendo uma interação baseada no respeito e na compreensão. “A forma como nos comunicamos pode abrir portas para a cooperação ou criar barreiras. Ensinar nossos alunos a se expressarem de forma respeitosa é prepará-los para a vida”, afirmou Kalliny.

A Superintendência Regional de Educação de Gurupi, ao incentivar práticas de comunicação assertiva e empática, reforça o compromisso com uma educação que valoriza o bem-estar emocional dos estudantes, contribuindo para um ambiente escolar mais harmônico e colaborativo.

Compromisso com a educação integral

A participação da psicóloga e da orientadora educacional da Superintendência no seminário demonstra o compromisso da instituição com uma formação que vai além das disciplinas tradicionais. A abordagem adotada valoriza uma educação integral, onde o aprendizado e o desenvolvimento emocional caminham juntos para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do futuro.

Com iniciativas como essa, a Superintendência Regional de Educação de Gurupi reforça a importância de uma escola que não apenas educa, mas acolhe e cuida, buscando um futuro mais promissor para os estudantes do Tocantins.

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