Novo formato da fatura traz QR Codes para pagamento via PIX e acesso direto às informações fiscais do Governo do Estado, garantindo autenticidade e inibindo fraudes. Composição da conta pode ser acompanhada pelo Histórico de Consumo.
A Energisa Tocantins anunciou nesta terça-feira, 04, que os clientes agora vão receber a conta de energia em um novo modelo, com o objetivo de reforçar a segurança na hora do pagamento e possibilitar o acompanhamento online da conta em tempo real. Conforme determinação legal, a fatura passa a ser um documento auxiliar de nota fiscal eletrônica, conhecido tecnicamente como NF3-e. Isso garante mais confiabilidade do documento entregue ao cliente, inibindo fraudes. O novo modelo de conta já está em operação em outras unidades da Energisa.
Segundo a coordenadora comercial da Energisa Tocantins, Andréa Albernaz, todas as contas emitidas a partir desta terça-feira já sairão no novo formato, oferecendo aos clientes uma forma ainda mais segura de pagamento e acompanhamento de suas contas de energia. As mudanças nesse momento serão apenas no layout disposto no novo modelo. As datas de leitura, emissão, recebimento e vencimento das contas seguirão o Calendário de Leitura e Faturamento Anual.
A nova conta de energia vai ter dois QR Codes. O da parte superior permitirá que o cliente tenha acesso às informações fiscais diretamente da base de dados do Governo do Estado, verificando a autenticidade da conta e garantindo a segurança do cliente ao conferir seus dados. Na parte inferior, estará disponível o QR Code que já é conhecido por todos, permitindo o pagamento via PIX e gerando mais agilidade no processo de pagamento. Além do pagamento via PIX, o cliente também terá a opção de pagamento via código de barras, disponível na parte inferior da conta.
A Energisa Tocantins reforça a importância de compreender a conta de energia e sua composição para acompanhar o consumo, identificar gastos extras e adotar práticas para economizar. Uma das principais dicas é utilizar o Histórico de Consumo, que possibilita comparar a média de energia consumida nos últimos 12 meses, identificando se há aumento ou diminuição do consumo. Dessa forma, o cliente pode analisar seu consumo e reavaliar seus hábitos diários, buscando um uso consciente e econômico.
Por fim, a empresa ressalta que disponibiliza canais para que a comunidade entre em contato além do call center (0800 721 3330) e das redes sociais (@energisa). Com a nova conta de energia, a Energisa Tocantins reforça seu compromisso com a segurança e a transparência nas relações com seus clientes.