A previsão é que as chuvas se intensifiquem a partir desta semana no Tocantins
Depois de alguns episódios isolados de chuvas no Tocantins, o tão aguardado período chuvoso deve se intensificar nos próximos dias em todo o estado. E, para enfrentar esse cenário climático, a Energisa reforça a prestação de serviço de abastecimento de energia com um plano especial de atuação, que inclui investimento, ações preventivas, monitoramento e reforço de equipes que trabalharão em contingência nos próximos meses.
O Grupo Storm – empresa especializada em monitoramento meteorológico – envia alertas trimestrais, semanais e diários sobre a situação climática dos estados e áreas de concessão da Energisa. “O monitoramento do tempo, no dia a dia, é de extrema importância, pois os dados meteorológicos podem fornecer informações que visam a tomada de ações para proteção de todo o sistema elétrico, como hidrelétricas, subestações, torres e linhas de transmissão, e com isso evitar impactos ainda maiores”, explica a meteorologista Ana Paula Paes.
E são essas informações que auxiliam a distribuidora a preparar um plano de atuação para o enfrentamento do período chuvoso. Além de realizar manutenções preventivas e reforçar o contingente operacional, a empresa investe constantemente na frota, ferramentais e outros equipamentos que possam auxiliar as atividades apesar das intempéries do clima.
Recentemente, a Energisa adquiriu três lanchas voadeiras para minimizar o tempo de atendimento e a dificuldade de acesso aos clientes durante alagamentos ou em regiões isoladas pelas chuvas. Para isso, em parceria com a Marinha do Brasil, a empresa capacitou colaboradores para operar as embarcações, dando mais segurança e agilidade ao dia a dia das equipes.
“Hoje, temos embarcações disponíveis para atender as regiões centro, Norte e Sul do Tocantins, que serão muito úteis nas regiões que enfrentam alagamentos por conta do aumento do nível dos rios”, explica o gerente de operações da Energisa Tocantins, Alberto Cunha. Outra ação importante para o período foi a execução de uma série de manutenções preventivas, quase 44 mil podas técnicas em árvores, a substituição de mais de 1,5 mil postes, 1,1 mil ações de melhoria na rede, mais de três mil quilômetros de limpeza de faixa, ou seja, manejo de vegetação para manter a rede elétrica em uma distância segura e minimizar riscos.
E, mesmo com toda preparação para o período chuvoso, a Energisa reforça que as condições climáticas podem, ocasionalmente, interferir no fornecimento de energia. “Nossa rede de distribuição é aérea e, com isso, está sujeita a ser atingida por árvores, galhos e outros objetos que possam ser lançados pelos ventos fortes, além de receber as descargas atmosféricas que costumam acompanhar as chuvas”, explica Cunha. “Por isso, reforçamos a atuação de nossas equipes e nos preparamos para realizar os atendimentos emergenciais da maneira mais ágil possível”, finaliza o gerente.
A Energisa orienta aos clientes a informarem ocorrências de falta de energia por meio dos canais digitais. O atendimento é disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Pelo aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular), Agência Digital pelo site energisa.com.br e atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br